Fale Conosco

RESOLVER PROBLEMAS E PENSAR A MATEMÁTICA

R$ 45,00
Em até 2x de R$ 22,50 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 45,00 sem jurosR$ 45,00
2x de R$ 22,50 sem jurosR$ 45,00

A escolha de produzir um livro com um conjunto de textos acerca da temática “resolução de problemas” revela a maturidade intelectual e o compromisso de cada um deles com a educação matemática. O ensino e a aprendizagem matemática na Educação Básica requerem a compreensão de que o conhecimento matemático se adquire na elaboração das próprias ideias e ouvindo as ideias dos outros. Esse processo interativo é o que permite às pessoas atribuírem significados às relações matemáticas. Nos capítulos se evidencia que a formulação de questionamentos e hipóteses e também a elaboração de procedimentos no processo de resolução de problemas são etapas importantes a serem trabalhadas nas aulas de matemática. A aprendizagem matemática perpassa pela expressão oral e escrita de cada uma dessas etapas e é fundamental para que se desenvolvam diferentes formas de raciocínio matemático e de procedimentos para soluções possíveis. A sala de aula se torna um lugar para questionar, contextualizar e formular problemas, ao invés de lidar com questões prontas e respostas previsíveis. As atividades escolares voltadas para a resolução de problemas possibilitam o desenvolvimento de cidadãos com habilidades para agir criticamente, analisar situações complexas e diversas, bem como para tomar decisões.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Conceição Aparecida Cruz Longo – Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2013), professora de matemática da Rede Municipal de Paulínia e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (Gepraem) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (campus Sorocaba). E-mail: cac.longo2@gmail.com

Keli Cristina Conti – Licenciada em Matemática e em Pedagogia, mestrado em Educação, com linha de pesquisa em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Unicamp (2009), doutorado em Educação com linha de pesquisa em Ensino e Práticas Culturais também pela Faculdade de Educação da Unicamp (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Faculdade de Educação (FAE), Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, integrando o grupo de Educação Matemática. E-mail: keli.conti@gmail.com

ISBN: 978-85-7591-479-3
Páginas: 128
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2017

Contato