DISCURSOS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO – PESQUISA ETNOGRÁFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

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Embora o País esteja atravessando um momento de transformações em diversos aspectos que são visíveis na área da educação, e especificamente no ensino de línguas, incluindo-se aí o português, há questões que merecem um debate em relação à herança cultural e ao presente. A herança cultural impõe um autoritarismo que ainda se faz notar nas salas de aula com carteiras enfileiradas, num discurso semiótico dominado pela mesa do professor ou da professora, que continua com um peso de autoridade inegável. Porém, é possível notar que educandos e educandas atuais apresentam demandas que muitas vezes deixam de ser contempladas. Paira no ar uma desmotivação que incomoda a quem quer que conheça a situação. Examinando questões relacionadas ao ensino de línguas, e particularmente da leitura e da escrita em língua portuguesa, este livro aborda temas relacionados ao letramento, ao discurso e à formação de professores, dirigindo-se a professores e professoras, estudantes e especialistas.

SOBRE A ORGANIZADORA:

Izabel Magalhães – Professora Visitante na UFC e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagem e Sociedade (Ceam/UnB). Desenvolve pesquisas sobre discurso, letramento e identidade. Seu último livro publicado foi Práticas identitárias: língua e discurso (com Marisa Grigoletto e Maria José Coracini (São Carlos, SP: Claraluz, 2006).

 

ISBN: 978-85-7591-246-1
Páginas: 336
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2012

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