CORPOS NATUREZA E SENSIBILIDADES

R$ 260,00

O projeto que deu origem ao livro que ora apresentamos pretendeu ser o refinamento de um esforço de pesquisa desenvolvido há quase 10 anos, e articula pesquisadores de cinco países e doze universidades nacionais e estrangeiras em torno de um tema comum. Configurou-se, portanto, uma tentativa de compreender a mobilização dos sentidos corporais para a produção de novas sensibilidades, colocando em diálogo experiências educativas realizadas na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Espanha, na Itália e no Uruguai. Fomos em busca das interações e dos mecanismos de circulação de pessoas, ideias e artefatos que nos permitissem analisar e narrar a educação do corpo, como uma aposta, uma promessa ou uma prática, em um recorte temporal de quase um século, com predominância para o século XX. A nossa expectativa é que o esforço de pesquisa empreendido ao longo dos três anos de duração desse projeto tenha redundado em contribuições úteis para os interessados nos temas da educação do corpo, dos sentidos e das sensibilidades em chave histórica, em diálogo com diferentes campos disciplinares. Esperamos que os leitores desfrutem da leitura e se sintam instigados a partilhar conosco as suas impressões de viagem sobre os modos históricos de educar corpos e sensibilidades.

Sobre os organizadores

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. E coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Educação dos Sentidos e das Sensibilidades (NUPES/UFMG). Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. É pesquisador CNPq.

Meily Assbú Linhales – Doutora em Educação pela FAE/UFMG e Professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG onde também coordena o Cemef (Centro de Memória da Educação Física).

ISBN: 978-85-7591-609-4
Páginas: 752
Formato: 16×23
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2022

Contato