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O livro retrata a política educacional brasileira no período de 1999 a 2009, configurada no sistema educacional do país, em um período de grandes mudanças administrativas e pedagógicas, com relação à educação escolar. Considera ainda, a política educacional como objeto de análises por meio de ações, de projetos e dos programas desenvolvidos em âmbito nacional, com o intuito de destacar os entraves presentes nesse processo, ao considerar que estes são elementos fundamentais para subsidiar as discussões e aprimorar as análises por meio da teoria, da legislação e da prática da política educacional. É destinado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais da educação interessados na análise de políticas educacionais, implementação, avaliação de projetos e programas educacionais.
A temática das políticas públicas educacionais brasileiras tem sido objeto de um renovado estudo nos Programas de Pós-Graduação e em disciplinas da formação de educadores em nível de graduação. As duas últimas décadas (anos de 1990 e 2000) tem sido particularmente férteis na elaboração e implementação de políticas educacionais nacionais, estaduais e municipais. A produção de pesquisas sobre políticas públicas educacionais no Brasil é relevante e considerada pelos avaliadores das agências nacionais como imprescindível para a indução de ações, projetos e programas. Desse modo, o livro tem o objetivo de retratar a política educacional brasileira no período de 1999 a 2009. Configurada no sistema educacional, a política educacional será objeto de análises por meio das ações, dos projetos e dos programas desenvolvidos em âmbito nacional. Os entraves da política educacional são compreendidos como elementos que objetivam subsidiar as discussões e aprimorar as análises de base teórica, normativa e da prática da política educacional brasileira pelos autores.
ORGANIZADORES:
Debora Cristina Jeffrey – Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.
Luis Enrique Aguilar – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Máster en Tecnologia de la Educación pela Universidad de Salamanca e Organización de los Estados Iberoamericanos OEI-Espanha. Graduado en Psicopedagogia -Universidad Nacional de La Rioja, Argentina e Professor para o Ensino Fundamental pela Escuela Normal Nacional. Na Argentina(1977) iniciou sua atividade como docente onde foi professor e diretor de escolas e colégios de ensino fundamental e médio, de Educação de Adultos. Foi Chefe de Planejamento Educativo no âmbito do governo estadual e técnico de planejamento de políticas educacionais na esfera nacional. No Brasil é pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, professor de Graduação e Pós Graduação MS-3 da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tendo sido Chefe de Departamento, Coordenador de Pós Graduação e Vice-Presidente da Comissão Central de Pós Graduação da UNICAMP. Foi membro da Comissão de Avaliação da Área de Educação da CAPES e consultor do CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Pesquisador e docente na área de Educação, com ênfase na administração de Sistemas Educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.
ISBN: 978-85-7591-274-4
Páginas: 184
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2013