1x de R$ 49,00 sem juros | R$ 49,00 |
---|---|
2x de R$ 24,50 sem juros | R$ 49,00 |
Esta coletânea é fruto de discussões empreendidas durante o intercâmbio acadêmico entre dois países, Brasil e Grécia, realizado em agosto de 2015, quando da visita do Professor doutor Emmanouil Dafermakis (Manolis), do “Department of Psychology” da “University of Crete”, a três instituições brasileiras, USF, Unicamp e USP.
A coletânea tem como proposta reunir textos que contemplam a perspectiva teórica histórico-cultural, com foco específico nas repercussões para a formação docente. Os textos abordam temas e problemas que dizem respeito a questões relacionadas aos conceitos de mediação e elaboração conceitual, ilustrando modos de apropriação das ideias de Vigotski, tal como apontado nos estudos e na exposição de Manolis. As reflexões teóricas e as pesquisas empíricas aqui apresentadas atestam a pertinência e a contemporaneidade das contribuições do pensador russo, que se mostra como um inesgotável lócus de interlocução.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Ana Luiza Bustamante Smolka – É professora na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1979, onde trabalha em cursos de graduação e pós-graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem e vem realizando estudos sobre as práticas escolares e as práticas discursivas junto a professores e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Suas pesquisas, ancoradas na perspectiva histórico-cultural, abrangem questões relacionadas ao desenvolvimento humano, à significação e à linguagem, às relações de ensino, à emoção, memória e imaginação.
Daniela Dias dos Anjos – Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem), Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente e GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Educação Matemática).
Márcia Aparecida Amador Mascia – Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e pós-doutora em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, no departamento de “Curriculum and Instruction”. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, estado de São Paulo, na linha de Educação, Linguagem e Processos Interativos. Desenvolve pesquisas relacionadas às questões de subjetividades e identidades contemporâneas em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa “Estudos Foucaultianos e Educação” (GPEFE), certificado pelo CNPq. Bolsista PQ CNPq.
ISBN: 978-85-7591-501-1
Páginas: 140
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Portugues
Ano: 2018