PRÉ-LANÇAMENTO
A pesquisa socializada neste livro faz uma análise da formação continuada que vem sendo realizada pelas empresas via parceria público-privada e suas implicações na autonomia, identidade e reconhecimento do professor. Para fazer resistência à educação forjada nos fundamentos do capital, requer-se conhecimento dessa relação imbricada entre o público e privado; além de entender o percurso histórico do aumento das intervenções do setor empresarial em todos os níveis de ensino, inclusive com arcabouço jurídico que tem apoiado as empresas a partir da década de 1990 no Brasil. Sabe-se que a disputa do setor privado pela oferta de educação institucional é histórica e sempre esteve presente na agenda das políticas educacionais, entretanto, tem se fortalecido com as orientações dos organismos internacionais e o movimento “Todos pela Educação” no Brasil. Esse movimento possibilita às empresas adentrarem as escolas públicas de educação básica por meio do nexo de seu projeto formativo e, consequentemente, chegar a pais, alunos e professores, com formação e orientação, as quais fortalecem a lógica gerencial na educação e trazem implicações para a formação de professores. Portanto, este livro se contrapõe a essa lógica empresarial, cujo fortalecimento se efetiva por meio das parcerias público-privadas realizadoras de formações continuadas de professores das redes públicas de ensino, e defende uma formação que valorize os docentes, a autonomia e os seus saberes, proporcionando desenvolvimento profissional e uma formação emancipatória. [PROJETO EM PARCERIA COM O PPGED/UFPA]
SOBRE AS AUTORAS
Mary Jose Almeida Pereira – Doutora em Educação (2022) e Mestre em Educação (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Pós-Graduada em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará (2007). Possui graduação em Pedagogia pela UFPA (2004). Participa como pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/UFPA. Integra a Rede Universitas Br e é associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação – ANPEd.
Arlete Maria Monte de Camargo – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Educação Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha Formação de Professores, Trabalho Docente Teorias e Práticas Educacionais na condição de professora visitante. Orientadora de mestrado e doutorado. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GEPES/UFPA e o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente GESTRADO/UFPA.
ISBN 978-85-7591-884-5
Páginas: 352
Formato 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: português
Ano: 2024