PRÉ-LANÇAMENTO
Neste livro, através da análise das obras “Menina que vem de Itaiara” (publicado em 1967) e “Eram Seis Assinalados” (publicado em 1994), da escritora paraense Lindanor Celina, Guthemberg Nery reúne de forma notável contributos de autores e autoras de várias áreas do saber e relê os dois livros mencionados com um profundo sentido crítico, que não deixa esquecer o valor da autora e, ao mesmo tempo, nos mostra como a literatura pode constituir um recurso pedagógico assinalável para o ensino de temas variados. É preciso ir além do sentido direto da própria narrativa, para entender o poder das mensagens, e Guthemberg Nery fê-lo de maneira assinalável neste trabalho, porque a sua escrita é também ela muitas vezes bastante imaginativa, com recurso a metáforas e à partilha de experiências pessoais, que parecem evidenciar uma certa identificação do autor com as dificuldades vividas por Lindanor na construção das suas personagens e na elaboração dos seus textos. [PROJETO EM PARCERIA COM O PPGED/UFPA]
SOBRE OS AUTORES
Guthemberg Felipe Martins Nery – Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA). Realizando Estágio de Pós-Doutorado em Educação pelo PPGED-UFPA. Professor Regular de Educação Infantil da Secretária de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA). Pesquisador integrando ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA) e ao Núcleo de Pesquisas Culturas e Memórias da Amazônia (CUMA)
Laura Maria Silva Araújo Alves – Doutora em Psicologia da Educação pela PUC de São Paulo. Professora Titular do Instituto de Ciências da Educação (ICED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora integrada ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA).
ISBN 978-85-7591-885-2
Páginas: 236
Formato 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: português
Ano: 2024