ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO – DE DADOS NA PESQUISA QUANTITATIVA

R$ 49,00
Em até 2x de R$ 24,50 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 49,00 sem jurosR$ 49,00
2x de R$ 24,50 sem jurosR$ 49,00

Neste texto, o pesquisador júnior se iniciará na aquisição de habilidades relevantes relacionadas ao processo de análise e interpretação de dados na pesquisa quantitativa a fim de aprender a fazer uma “leitura do mundo pela linguagem dos números”. Até mesmo filósofos e matemáticos na antiguidade procuraram ler e antever fenômenos naturais para orientar suas práticas econômicas. Também o filósofo Karl Marx, no século XIX, estudou as estatísticas do Império Britânico para inferir a presença de alguns fenômenos de exploração social na sociedade britânica. O papel didático deste texto também será útil ao professor-orientador de pesquisa para subsidiar seus orientandos com os conceitos e técnicas básicos relacionados à análise e interpretação de dados quantitativos.

Uma das etapas da pesquisa muito importante é a análise e interpretação, seja de “dados” quantitativos, seja de “dados” qualitativos. Neste livro tratamos da análise e interpretação de dados quantitativos, abordagem de pesquisa que, a partir da segunda metade do século XIX, passou a ser adotada também pelas ciências sociais e humanas na sua aspiração pela busca de cientificidade à semelhança das ciências duras que vinham conquistando avanços científicos significativos. Em certas dimensões da realidade humana social e individual essa abordagem pode trazer sua contribuição em rigor, previsibilidade e generalização, mas precisa ser complementada por abordagem que busque compreender o fenômeno humano na sua especifi-cidade e singularidade.

SOBRE O AUTOR

José Camilo dos Santos Filho é licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP); Mestre em Educação e em Administração Pública e Ph. D. em Educação pela University of Southern California e pós-doutor pela University of California at Los Angeles (USA); professor titular aposentado da Unicamp. Atualmente é professor colaborador na Faculdade de Educação da Unicamp. Foi editor da Revista Pro-Posições e atualmente é editor científico da Revista Internacional de Educação Superior. Publicou livro sobre Pesquisa Educacional (Editora Cortez), Educação no século XXI (Ed. Unaspress), Escola e universidade na pós-modernidade (Mercado de Letras), Projeto educativo escolar (Ed. Vozes) e diversos artigos e capítulos de livros sobre educação superior e pesquisa educacional.

ISBN 978-85-7591-920-0

Páginas: 120

Formato: 12 x 22

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2025

Contato