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A BONITEZA DE ENSINAR E A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE

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Os debates mais medíocres na área da Educação fundam-se sempre em dicotomias: instrução ou educação, ensino ou aprendizagem, métodos ou conteúdos, liberdade ou autoridade, e por aí adiante. Mas os problemas educativos resolvem-se sempre num terceiro termo e não numa confrontação dicotómica estéril. É assim também na formação de professores. A oposição teoria-prática é inútil. A questão central está num terceiro termo – profissão – e tudo o que nele implica de referenciais teóricos e práticos, de conhecimentos e de cultura, de identidade e de experiência.

Por isso, tenho insistido na importância de trazer a profissão para “dentro” da formação, sem nunca reduzir a profissão à prática. Trata-se de trazer toda a profissão, na sua complexidade e na diversidade das suas dimensões políticas, sociais, culturais e pessoais. […] “Trazer a profissão” quer também dizer “trazer as escolas”, isto é, aproximar a formação de professores do trabalho pedagógico. Antônio Nóvoa

A reflexão sobre a boniteza do ato de ensinar e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade, considerando a ótica freiriana, trouxe para este livro a necessidade de pôr em discussão as relações entre educação, escola, formação de professores e sociedade. As reflexões foram organizadas de modo a possibilitarem uma compreensão de que o processo educativo – o ensinar e aprender – é um processo de formação humana, de constituição de sujeitos sociais singulares. Estes, sempre inacabados em sua humanidade, se produzem como sujeitos históricos, consumidores e produtores de conhecimento, nas múltiplas relações que desenvolvem nos espaços de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os artigos, produzidos por pesquisadores, professores universitários e da escola básica, colocam no centro das discussões ações e atividades que focam sempre a formação inicial e continuada do professor da e para a escola básica. Com isso, a proposta desta obra é construir uma dimensão caleidoscópica da identidade do professor na contemporaneidade, visando uma reflexão, sem simplificação, sobre a boniteza de ensinar, tal como propôs Paulo Freire.

ISBN: 978-85-7591-349-9
Páginas: 420
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2015

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