PRÉ-LANÇAMENTO
O livro A educação de meninas e mulheres no Instituto Dom Bosco de Belém (1935-1942), das autoras Maria Lucirene Souza Callo e Laura Maria Silva Araújo Alves, é resultante de uma minuciosa pesquisa sobre a educação feminina pensada e dirigida pela Congregação nessa cidade.
O estudo histórico tem como objetivo analisar como se constitui a formação feminina religiosa, profissional e intelectual desenvolvida pela Congregação no Instituto nos anos de 1935 e 1942, compreendendo uma diversidade de fontes como crônicas, álbuns de fotografias, estatutos, cartas circulares, planos de formação para a educação feminina, entre outras. Essas fontes, localizadas em arquivos físicos e virtuais, possibilitam adentrar no universo cultural dessa instituição, marcada por uma formação literária, cientifica e religiosa. [PROJETO EM PARCERIA COM O PPGED/UFPA]
SOBRE AS AUTORAS
Maria Lucirene Sousa Callou – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UFPA. Pesquisadora no campo das instituições educativas e educação feminina. É membro associado da Sociedade Brasileira de História da Educação e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e da Infância na Amazônia – GEPHEIA /UFPA, coordenado pela professora Dra. Laura Aves. É Docente da Secretaria Estadual de Educação do Pará.
Laura Maria Silva Araújo Alves – É professora titular da Universidade Federal do Pará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2020). Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Pesquisadora da Historiografia da Infância e Educação na Amazônia, destaca as políticas de assistência, proteção e educação à infância desvalida no Pará e em Portugal para criação de instituições educativas para acolher, instruir e educar crianças nos sécs. XIX e XX. É lider do GEPHEIA (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia- UFPA-CNPQ) e membro associado da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)e da Associação de Pós-graduação em Educação (ANPED).
ISBN 978-85-7591-886-9
Páginas: 452
Formato 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: português
Ano: 2024