Fale Conosco

A PESQUISA EM LITERATURA E LEITURA NA FORMAÇÃO DOCENTE – VOLUME 3

R$ 89,00
Em até 3x de R$ 29,67 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 89,00 sem jurosR$ 89,00
2x de R$ 44,50 sem jurosR$ 89,00
3x de R$ 29,67 sem jurosR$ 89,01
4x de R$ 23,37 com jurosR$ 93,48

A Coletânea A pesquisa em literatura e leitura na formação docente: experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino composta por 3 volumes reúne textos de autores de diversas cidades e universidades do Brasil que têm nesta temática uma de suas preocupações mais relevantes. Abordada desde diferentes perspectivas teóricas e práticas, a temática é discutida pelos autores com um duplo olhar: o do pesquisador – que tem nela o seu objeto de estudo – e o do profissional da Educação – preocupado em ressaltar a dimensão que deveria ocupar a literatura e a prática de ensino da leitura nos currículos que levam à formação docente. Desse modo, programas como o Parfor, Letras e o Profletras dialogam, pelos textos reunidos, com a Graduação e a Pós-graduação em Letras de várias universidades para expor seus resultados nesta área de estudos.

O III Volume da Coletânea A Pesquisa em Literatura e Leitura na Formação Docente: experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino contempla uma série de textos nos quais se discutem aspectos referentes ao fato de a Literatura ser uma arte que pode contribuir para provocar, no espaço da sala de aula e na vida mesmo do sujeito, reflexões acerca de temas diversos, como a construção histórica e social de nossa identidade, as relações interpessoais, muitas vezes problemáticas, e a valorização do espaço de origem latino-americano. Com os relatos de experiências de pesquisas em Literatura e Leitura, e a reflexão crítica que desses processos se elabora, incluindo vivências realizadas em diferentes segmentos do Ensino Superior que, muitas vezes, deram origem a projetos voltados ao Ensino Fundamental, desejamos encontrar ressonância em outros espaços, entre outros docentes e discentes de nosso vasto território. Desse modo estendemos as discussões da Coletânea à vida, à sociedade, espaços nos quais, de fato, desejamos que elas reverberem e empreendam as transformações frente à leitura e sua importância à formação cidadã.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Aleilton de Santana Fonseca possui Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997), graduação em Letras Vernáculas pela UFBA, e mestrado em Literatura Brasileira pela UFPB (1992). É professor Pleno (Titular) da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde leciona na licenciatura em Letras Vernáculas e na pós-graduação. Coordenou o programa PPGLDC (2008-2012). Desenvolve pesquisa e orienta trabalhos de pós-graduação, no projeto “Imagens urbanas na literatura brasileira” e no projeto “A guerra de Canudos: memórias e narrativas”. Escritor, produz ficção, poesia e ensaios. Publicou poesia, contos, romances e ensaios, como: Enredo romântico, música ao fundo (1996), Guimarães Rosa, écrivain brésilien centenaire (Bélgica, 2008) e O arlequim da Pauliceia: imagens de São Paulo na poesia de Mário de Andrade (2012). Publicou em conto: Jaú dos Bois e outros contos (1997), O desterro dos mortos (2001), O canto de Alvorada (2003), Les marques du feu et autres nouvelles de Bahia (França, 2008), e As marcas da cidade (2012), La femme de rêve (Canadá, 2013); Il sapore del le nuvole. (2015). Publicou os romances: Nhô Guimarães (2006), O pêndulo de Euclides (2009) e a novela Memorial dos corpos sutis. (2012).

Gilmei Francisco Fleck possui Pós-doutorado (2015) em Literatura Comparada e Tradução pela Universidade de Vigo, com Bolsa da CAPES. É Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Assis. É especialista em Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus de Xanxerê, e em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela Unoesc, Campus de Chapecó. É graduado em Letras com Habilitação Português/Espanhol e Respectivas Literaturas e em Letras com Habilitação Português/Inglês e Respectivas Literaturas, ambas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), de Frederico Westphalen-RS. Atualmente, é Professor Associado da Unioeste, Campus de Cascavel, atuando na Graduação em Letras, nas áreas de Literatura e Cultura Hispânicas, e na Pós-Graduação em Letras (Mestrado Acadêmico e Doutorado), nas áreas de Literatura Comparada e Tradução. No Mestrado Profissional (Profletras), atua como coordenador do Programa (2018-2020) e como docente na área da Literatura Infantojuvenil. É coordenador do PELCA: Programa de Ensino de Literatura e Cultura-PROEX/Unioeste-Cascavel. É líder do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, cadastrado na CAPES. Entre suas publicações se destacam vários artigos em revista nacionais e internacionais e capítulos de livros, sempre tratando do gênero romance histórico, sua trajetória e as possíveis leituras críticas dessa escrita híbrida. Contudo, referenciamos aqui a obra em parceria com Adenilson de Barros de Albuquerque, Canudos: conflitos além da Guerra – entre o multiperspectivismo de Vargas Llosa (1981) e a mediação de Aleilton Fonseca (2009), publicada em 2015 e sua obra O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção, publicada em 2017. Ambas as publicações foram realizadas pela editora CRV, de Curitiba.

Luciene Souza Santos possui Doutorado (2013) e Mestrado (2005) em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É graduada em Letras Vernáculas (1999) e Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa (2002) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. Atualmente, é Professora Adjunta da UEFS, atuando na graduação de licenciaturas diversas, entre elas, Pedagogia e Letras, especificamente nas áreas de Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil e Juvenil, Metodologia da Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e na Formação de Contadores de Histórias. A referida professora coordena o Mestrado Profissional em Letras\ProfLetras- Feira de Santana-BA (2018 – 2020) e atua como docente na área de Literatura Infanto-Juvenil e Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional. É coordenadora do Programa de Extensão “Observatório de Contação de Histórias” – PROEX/UEFS/Feira de Santana. É líder do Grupo de Pesquisa “Poéticas Orais” e colaboradora do Grupo de Pesquisa “FORMARSer”, cadastrados no diretório do CNPq. Entre as suas publicações destacam-se, além de capítulos de livros e artigos em periódicos, o livro Contação de Histórias: seguindo o curso de suas águas, pela EDUEFS. A professora atua, ainda, em grupos artísticos como narradora oral, especificamente na “Canastra Real: Contos em Cantos” e no “Conto das 7 Mulheres” onde pesquisa e empreende performances sobre o “Cancioneiro Brincante da Infância” e o “Conto de Tradição Oral”.

ISBN: 978-85-7591-545-5
Páginas: 296
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2020

Contato