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Esta obra reúne estudos originais de pesquisadores brasileiros sobre interação em cenários institucionais a partir da tradição de pesquisa da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE). Os propósitos principais são oferecer material, em língua portuguesa, sobre essa perspectiva teórico-metodológica e revelar seu potencial para analisar interações institucionais. Os universos institucionais analisados são particularmente os cenários jurídico e escolar. Ganham destaque, neste volume, as seguintes noções, introduzidas em “Fala-em-interação: introdução à Análise da Conversa Etnometodológica”, anteriormente publicado: relevância sequencial, sistemática de tomada de turnos e organização de reparo. Além disso, a discussão sobre identidades em cenários institucionais perpassa todos os capítulos deste volume e é centralmente tematizada em alguns capítulos em articulações com a Análise de Pertencimento a Categorias (Membership Categorization Analysis) e com a Sociolinguística Interacional. Nosso público-alvo são estudantes e pesquisadores não apenas das áreas de Letras e Linguística, mas também de Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que estejam interessados em refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.
ISBN: 978-85-7591-116-7
Páginas: 128
Formato: 14 x 21 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2009