1x de R$ 85,00 sem juros | R$ 85,00 |
---|---|
2x de R$ 42,50 sem juros | R$ 85,00 |
3x de R$ 28,33 sem juros | R$ 84,99 |
4x de R$ 22,32 com juros | R$ 89,28 |
A área de ensino e aprendizagem de línguas em geral e de línguas estrangeiras em especial tem se mostrado, nas últimas décadas, uma das mais dinâmicas e promissoras linhas de estudos no campo da Linguística Aplicada. No Brasil, observa-se um crescente interesse por estudos que abordam aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras diversas, bem como de português como língua estrangeira, devido ao aumento da integração do país com um mundo cada vez mais globalizado onde a comunicação se faz necessária para que se efetivem trocas culturais, comerciais e de experiências humanas.
Este livro é a continuidade de um projeto iniciado com a publicação da obra Materiais didáticos para o ensino de íngua estrangeira: processos de criação e contextos de uso (Pereira e Gottheim, Mercado de Letras 2013) e surgiu em função da necessidade de se buscar formas de conhecer, compartilhar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em diferentes contextos educacionais brasileiros. Agora, neste livro, são apresentadas, descritas e discutidas algumas propostas de atividades práticas que têm como objetivo despertar os profissionais dessa área para a necessidade de refletir sobre a sua prática e repensar a sua atuação em ambientes de aprendizagem. As atividades que compõem este exemplar enfocam o ensino de inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros, mas servem também como sugestões e orientações para o ensino de outras línguas.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Ariovaldo Lopes Pereira – Doutor em Linguística Aplicada, na área de ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, atual Instituto Superior de Educação, do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH/UEG), onde atua no curso de graduação em Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Mielt). Professor do Centro Universitário de Anápolis. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (ELEL). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: educação linguística crítica, ensino crítico de LE, formação de professores, análise de discurso crítica, materiais didáticos, estudos de gênero e tradução. É membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. Entre suas publicações destacam-se os livros Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso, organizado com Liliana Gottheim (Mercado de Letras 2013) e Diálogos interdisciplinares em educação, linguagem e tecnologias, organizado com Veralúcia Pinheiro e Sandra Elaine Aires de Abreu (Editora UEG 2014) e o capítulo Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua estrangeira (Ferreira (org.), Pontes 2014). E-mail: arylopes_br@yahoo.com
Liliana Gottheim – É professora de português para estrangeiros no Centro de Ensino de Línguas da Universidade Estadual de Campinas (CEL/Unicamp). Possui mestrado (1996) e doutorado (2007) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo feito estágio de doutorado “sanduíche” na Leeds Metropolitan University, Inglaterra. Cursou graduação em Letras – Tradutores e Intérpretes na Universidade Ibero-Americana (Unibero, São Paulo) e em Linguística na Universidade de São Paulo (USP). Ministrou aulas de inglês e português para estrangeiros em escolas, universidades e empresas do estado de São Paulo. Atuou como docente nas áreas de avaliação e preparação de material didático em cursos de formação de professores em instituições do estado de São Paulo e no Projeto de Formação Intensiva Continuada para Professores de Português Língua Estrangeira (Profic) do Ministério de Relações Exteriores, em Manágua, Nicarágua. Entre suas publicações destacam-se o livro Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso, organizado com Ariovaldo Lopes Pereira (Mercado de Letras 2013) e os capítulos Composing textbooks as a non-expert (Tomlinson e Masuhara (eds.), Continuum, 2010) e Materiais didáticos para o ensino de português língua estrangeira (Almeida Filho (org.), Pontes, 1997). E-mail: lilianagottheim@uol.com.br
ISBN: 978-85-7591-510-3
Páginas: 328
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2018