[PRÉ-LANÇAMENTO]
Entre outras coisas, este livro discute os efeitos de acomodação e de estranhamento na experiência do cinema, e sua inclinação para a segunda alternativa já está indicada na escolha dos objetos. Quem viu filmes de David Cronenberg e de Fernando Meirelles não deixa de estranhar: o que têm a ver Naked Lunch e Cidade de Deus, à primeira vista tão díspares? José Carlos Felix mostra que os contrastes evidentes entre as adaptações dos romances de William S. Burroughs e de Paulo Lins são menos relevantes para o ato crítico do que aquilo que têm em comum. A questão central são “possibilidades de expressões cinematográficas genuinamente capazes de romper, subverter e contrariar a hegemonia do idioma tecnicamente controlado do cinema mainstream”. Com a comparação entre os dois filmes, confirma-se a eficácia da indústria cultural: em ambos, de diferentes maneiras, a técnica artística acaba por converter-se em gerador de dispositivos formais com função meramente estilística, reduzindo-se assim a chance de oferecer ao espectador uma experiência estética efetivamente anticonvencional, que pusesse em xeque os padrões de representação aos quais está habituado, que – por consequência, supõe-se – pusesse em xeque determinada visão do mundo muito bem administrada nas mercadorias culturais.
SOBRE O AUTOR
José Carlos Felix possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de língua inglesa, cinema, adaptação cinematográfica e crítica cultural. É co-líder do Desleituras: grupo de estudo, pesquisa e extensão em leitura, tradução e adaptação, que se ocupa de práticas de leitura e escrita constituídas na contemporaneidade, enfocando processos, produtos e atores de textos multi e transmodais.
ISBN 978-85-7591-838-8
Páginas: 336
Formato 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2024