Oferta!

DELIMITAÇÃO DO CAMPO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS UM DEBATE SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO

R$ 130,00 R$ 91,00
Em até 3x de R$ 30,33 sem juros

Formas de pagamento

Parcelas:

1x de R$ 91,00 sem jurosR$ 91,00
2x de R$ 45,50 sem jurosR$ 91,00
3x de R$ 30,33 sem jurosR$ 90,99
4x de R$ 23,90 com jurosR$ 95,60

O estado do conhecimento, além de apresentar o estado corrente das pesquisas em determinada área e campo científico, é uma via para refletir e compreender as tensões e desafios inerentes à pesquisa científica, mas também os obstáculos para o reconhecimento e validação da ciência produzida e construída no sul global ao, por meio da análise das publicações, valorizar o conhecimento já produzido e avançar no reconhecimento das lacunas existentes, que são oportunidades para novas pesquisas e para o fortalecimento da ciência no sul global e posicionamento de pesquisadores e instituições desses contextos como produtores de conhecimento científico, desenvolvendo, por que não, a autoridade científica no e do Global Sul. Os textos publicados neste livro bem demonstram a produção de educação em contextos emergentes, nesse caso podendo ser classificados como Global Sul. É uma rica produção analisando, através da metodologia do Estado do Conhecimento, os objetos de   pesquisa representantes do campo científico de uma área de conhecimento com expansão acentuada e com produção em crescente número de artigos obedecendo aos ditames avaliativos de interferências internacionais e de políticas nacionais.

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Doutora em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Pesquisadora do GIEPES – Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Docente Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É editora fundadora associada da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da UNICAMP.  Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Pesquisadora nos seguintes temas: políticas de educação superior, políticas educacionais, políticas de formação de professores. E-mail: malu04@gmail.com.

Patricia Viera-Duarte – Doctora en Educación (PFA-UDE), Máster en Educación e Investigación de procesos de enseñanza y aprendizaje (ORT), Diplomada en Diseño y Desarrollo Curricular (IBE-UNESCO/UCU). Licenciada en Educación (Universidad Católica del Uruguay) y Maestra de Educación Primaria (ANEP). Investigadora activa del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) ANII Uruguay. Socia fundadora de la Sociedad Uruguaya de Educación Comparada e Internacional (SUECI). Fue Directora Nacional y Presidente del Consejo de Formación Docente (CFE) de la ANEP- Uruguay en los años 2020 y 2021. Investigadora en el Grupo GIEPES y miembro de la Red RIEPPES. Actualmente Profesora Adjunta del Centro de Estudios sobre Políticas Educativas (CEPE) y Directora del Campus Rivera/ CENUR Noreste/ de la Universidad de la República (Udelar).  E mail: dra.vieraduarte@gmail.com

Rosane Carneiro Sarturi –  Pós-Doutorado em Políticas Públicas, como bolsista CAPES, na Universidade de Valencia, Espanha; Doutora em Educação pela Universidade federal do Ruo Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Titular da UFSM, no Departamento de Administração Escolar e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Pesquisadora do campo das políticas públicas educacionais e do campo curricular na Educação Básica e Superior. E-mail: rcsarturi@gmail.com.

ISBN 978-85-7591-915-6

Páginas: 372

Formato 14 x 21

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2025

Contato