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FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM CENÁRIOS PROSPECTIVOS

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Este livro é composto por quatorze capítulos que trazem análises críticas sobre as políticas educacionais, ao mesmo tempo que propõem alternativas teórico-epistêmicas e metodológicas para a investigação da temática. A postura reflexiva assumida pelos autores converge para a compreensão de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá mediante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Disto resultam discussões pautadas na premissa de que, no contexto da correlação de forças entre as classes sociais, as políticas educacionais buscam desenvolver um projeto de educação intimamente articulado a um projeto de sociedade. As discussões apresentadas nos vários capítulos concorrem para um ponto central, que constitui a tônica do livro – a preocupação com a explicitação de fundamentos teórico-epistêmicos e metodológicos, bem como referenciais de abordagem crítica das políticas educacionais. (os organizadores)

SOBRE AS ORGANIZADORAS

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Doutora em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral. Pesquisadora do GIEPES – Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Docente Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É editora fundadora associada da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da UNICAMP.  Coordenadora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES. Coordenadora da Coleção Educação da Editora Mercado de Letras. Pesquisadora Produtividade do CNPq modalidade 2A. Pesquisadora nos seguintes temas: políticas de educação superior, políticas educacionais, políticas de formação de professores. E-mail: malu04@gmail.com.

José Vieira de Sousa – Pós-Doutor em Educação (UFG), Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e licenciado em Pedagogia e em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Titular da UnB onde realiza estudos sobre avaliação, expansão, democratização e acesso à educação superior. Autor de livros e de diversos capítulos de livros e artigos sobre educação superior, com ênfase na avaliação políticas, programas e projetos. Coordenador do GT 11 – Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) nos biênios 2013-2015 e 2015-2017, membro do Comitê Científico da ANPEd e Vice-Coordenador da ANPEd Centro-Oeste nos biênios 2022-2024 e 2024-2026. Pesquisador da Rede Universitas/Br de Educação Superior. Lider do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação de Educação Superior (GEPAES/UnB-CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa – Educação (CNPq). E-mail: sovieira1@gmail.com.

ISBN 978-85-7591-897-5

Páginas: 372

Formato: 14 x 21

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2025

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