1x de R$ 169,00 sem juros | R$ 169,00 |
---|---|
2x de R$ 84,50 sem juros | R$ 169,00 |
3x de R$ 56,33 sem juros | R$ 168,99 |
4x de R$ 44,38 com juros | R$ 177,52 |
5x de R$ 35,85 com juros | R$ 179,25 |
6x de R$ 30,17 com juros | R$ 181,02 |
7x de R$ 26,11 com juros | R$ 182,77 |
8x de R$ 23,07 com juros | R$ 184,56 |
9x de R$ 20,71 com juros | R$ 186,39 |
A imaginação tem um papel central na obra de Vigotski: esta é a tese central que este livro explora. A totalidade dos textos vigotskianos sobre a imaginação está aqui reunida com este objetivo: na parte I, a tradução de Imaginação e atividade criadora publicada em 1930, na parte II, o conjunto de textos e notas do autor sobre a imaginação redigidos entre 1922 e 1934, todos traduzidos diretamente do russo. Trata-se de uma coletânea inédita em nível mundial.
Estas traduções são discutidas de três maneiras pelo grupo internacional de pesquisadores que as edita: comentários breves à margem do texto; encartes no final da obra, que elucidam os conceitos ou indicam ligações intertextuais, indicados ao longo do texto; e estudos reunidos na terceira parte que fazem eco aos textos de Vigotski, analisando sua concepção de desenvolvimento, o papel da brincadeira como precursora da imaginação ou ainda o contexto histórico da obra vigotskiana.
Um índice dos autores citados por Vigotski permite ainda um outro percurso pelo livro.
Entrar na obra de Vigotski pelo viés da imaginação abre novas e fascinantes perspectivas de compreensão.
Lev S. Vigotski nasceu em 1896 em Orcha (Bielorússia) e morreu em 1934 em Moscou. Professor de pedologia e de psicologia, é conhecido por suas pesquisas sobre o desenvolvimento da criança, a psicologia da arte e sua teoria da construção do psiquismo humano pela apropriação de instrumentos semióticos historicamente construídos na interação social.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Bernard Schneuwly é professor honorário de Didática das Línguas na Universidade de Genebra, na qual é decano da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e ex-diretor do Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFE/Suíça). Membro do grupo GRAFE (Groupe de recherche sur le français enseigné) e do grupo ERHISE (Équipe de Recherche en HIstoire de l’Education). Ele também trabalha em métodos de ensino da expressão oral e escrita, na edição e comentário de textos de Vigotski e na história do ensino das línguas e das ciências da educação.
Irina Leopoldoff Martin é doutorada em Educação Universidade de Genebra. É também pesquisadora associada em didática das línguas e membro do GRALE. Especialista em Vigotski, ela fez várias traduções francesas dos textos originais de Vigotski. Nos últimos anos, tem se interessado particularmente pela questão do m plurilinguismo por meio de vários projetos de investigação e formação sobre a leitura e a escrita na África Ocidental. Prossegue também as suas reflexões sobre a psicologia do desenvolvimento da criança em relação ao ensino e à aprendizagem. Colabora com os grupos de pesquisa EHRISE (História social da Educação) et HELITTE (História do ensino da literatura.)
Daniele Nunes Henrique Silva é pedagoga e psicóloga, mestre em Psicologia da Educação e doutora em Educação pela UNICAMP. É Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e atua nos programas de pós-graduação da UnB (PGPDE) e da UNICAMP (PPGE/FE). Foi professora visitante na Universidade de Genebra (2019–2021). Lidera o GEPHISC (Grupo de Pesquisa e Estudo em Psicologia Histórico-Cultural), integra o GT 15/ Educação Especial, da ANPED, e o GT Psicologia Sócio-Histórica e a Desigualdade Social no Contexto Brasileiro, ANPEPP, coordenando também a REPEDE (Rede Interinstitucional de Pesquisadores de Desenvolvimento Humano, Educação e Educação Especial em Vigotski, desde 2022. Pesquisa fundamentos da teoria histórico-cultural, trajetórias de desenvolvimento não hegemônicas, imaginação e processos criadores no desenvolvimento humano.
TRADUÇÃO:
Textos de Vigotski (Russo): Priscila Marques
Ensaios sobre a obra de Vigotski (Francês): Flavia Fazion
ISBN: 978-85-7591-895-1
Páginas: 480
Formato: 16 x 23
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2025