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Os artigos neste volume demonstram que, embora os livros didáticos tenham recebido, nos últimos anos, maior atenção de autores e editores na direção de propostas de ensino mais responsáveis, continuam centrados nas práticas letradas da cultura da escrita, cujos resultados parecem, segundo o desempenho de alunos de Ensino Médio nas avaliações institucionais, não estar preparando os alunos para a vida cidadã – como querem os referenciais de ensino. O primeiro deles, de autoria de Batista, comenta em detalhes os efeitos – desejáveis e indesejáveis – que o processo de avaliação dos livros no PNLD tem provocado: desde a concentração da produção editorial em grandes empresas do sul/sudeste do país até um efeito de cristalização de modelos de manual didático que tem relação muito direta com as propostas de letramento aqui comentadas.
O artigo de Rojo realiza a síntese do perfil didático-pedagógico das propostas de letramento dos LDs. Seguem-se a ele artigos dos vários autores, comentando em maiores detalhes aspectos da abordagem dada pelos LDs aos diversos componentes de ensino de Língua Portuguesa, nos eixos do uso e da reflexão sobre a língua e a linguagem.
SOBRE OS ORGANIZADORES:
Antônio Augusto Gomes Batista – Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (FAE); Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Roxane Rojo – Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
ISBN: 857591-025-6
Páginas: 320
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2009