PRÉ-LANÇAMENTO

A INOVAÇÃO EDUCACIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE

Este livro tem Importância para a área da educação, na medida em que é resultado de pesquisa científica que investigou a Inovação Educacional como elemento discursivo que rege os processos formativos de formação docente, especialmente nos Mestrados Profissionais em Ensino. Assim, oferece uma perspectiva crítica sobre a formação que promovam a inclusão, a diversidade e a cooperação regional. Merece destaque a abordagem decolonial para promover a justiça social e a inclusão na educação.

Quanto nos referimos a perspectiva regional analítica, o livro de Mary Ellen e de Arlete tem um destaque ímpar – o território da construção do conhecimento – a Amazônia. Ele decorre da imersão das autoras em grupo de pesquisa consolidado que vem construindo conhecimento sobre a formação de professores naquela região. Revela a importância de construções epistemológicas que busquem romper com o conhecimento dominante que tem instado a conduzir as pesquisas científicas neste território. O livro apresenta uma contribuição significativa para a região Amazônica, ao investigar a perspectiva da Inovação Educacional em espaços formativos de professores no âmbito do ensino superior amazônico, considerando as especificidades culturais, sociais e políticas da região.  [PROJETO EM PARCERIA COM O PPGED/UFPA]

SOBRE AS AUTORAS

Mary Ellen Costa Moraes – Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas – AVM Faculdades Integradas (2013). Mestra em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPA. Ocupa cargo efetivo de Técnica em Assuntos Educacionais/UFPA.

Arlete Maria Monte de Camargo – Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas – AVM Faculdades Integradas (2013). Mestrado em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/UFPA. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFPA. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa de Política Educacional, formação e trabalho docente – GESTRADO/UFPA. Ocupa cargo efetivo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Pará. Experiência profissional no campo de Educação Superior, atuando como Assessora Pedagógica de cursos de graduação, desenvolvendo atividades com discentes e docentes relacionadas aos processos formativos dos alunos e a prática docente. Desenvolve pesquisa sobre Revisão da Literatura enquanto recurso didático-pedagógico. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB/UFPA. Associada à ANPEd.

ISBN 978-85-7591-964-4

Página: 400

Formato: 14 x 21

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2025

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