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PRATICAS DE LETRAMENTO MATEMATICO NOS ANOS INICIAIS – EXPERIENCIAS, SABERES E FORMACAO DOCENTE

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Tendo como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de quatro anos desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, no período de 2013 a 2017, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba em São Paulo, a pesquisa investigou, por meio de um trabalho compartilhado com professores da rede pública de educação básica, as práticas de letramentos escolares, mais especificamente, o letramento matemático, bem como as práticas de formação docente de professores que ensinam matemática.

O projeto foi intitulado “Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente” e teve como foco as práticas de letramento matemático das crianças e das professoras do ciclo de alfabetização, na perspectiva histórico-cultural. Nesse período, o grupo estudou, elaborou tarefas para a sala de aula, analisou edições da Provinha Brasil; as professoras sistematizaram suas práticas em narrativas que foram discutidas e compartilhadas no grupo, participaram de eventos da área, produziram artigos e capítulos de livros e colaboraram na produção do Caderno 1, “Organização do trabalho pedagógico”, do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de matemática do Pacto Nacional, com narrativas de suas práticas. Os capítulos do presente livro retratam o movimento vivido pelo grupo, por nós denominado grupo OBEDUC.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Adair Mendes Nacarato – Licenciada em Matemática pela PUC-Campinas, Mestra e Doutora pela FE/Unicamp. Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba, na linha de pesquisa Educação Sociedade e Processos Formativos. Coordenou o Projeto Obeduc/USF no período de 2015-2017. É líder dos grupos de pesquisa Histórias de Professores que Ensinam Matemática (Hifopem) e Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat). E-mail: adamn@terra.com.br

Ana Paula de Freitas – Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. E-mail: freitas.apde@gmail.com

Daniela Dias dos Anjos – Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Educação como professora da educação básica e do ensino superior. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos. E-mail: daniela.anjos.prof2015@gmail.com

Milena Moretto – Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Atua no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco, na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Processos Interativos. Participa dos grupos de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo e Relações de ensino e trabalho docente da Universidade São Francisco. É vice-líder do grupo ALTER-LEGE/USF. Suas pesquisas estão centradas nos seguintes temas: leitura, produção de textos, ensino de gêneros textuais, análise linguística, letramento e formação docente. E-mail: milena.moretto@yahoo.com.br

ISBN: 978-85-7591-489-2
Páginas: 384
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Portugues
Ano: 2018

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