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SE PODES VER, REPARA – OLHARES SOBRE SARAMAGO

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Há uma distância imensa entre o olhar e o ver. A obra de José Saramago se produz como contínuo exemplo disso, seja nos romances, que propõem um questionamento que pede ao leitor que passe a reparar no que antes apenas via, seja nos contos, no teatro ou nos poemas, capturas de um real a se observar, em grande angular ou em zoom analítico. Esta coletânea pede que se volte sobre o já visto, que se acrescente uma nova interpretação ao que se leu. Assim, na troca de olhares aqui propostos, nota-se que a união das visões de vários leitores da obra saramaguiana, vindos de lugares e formações distintas, torna-se um belo exercício de expansão de horizontes. E como o próprio Saramago aponta, na crônica “Com os olhos no chão”: “Tudo estaria novamente por contar”.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Antonio Augusto Nery – Professor Associado de Literatura Portuguesa na Graduação e na Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná e integrante da Cátedra Camões José Saramago dessa mesma instituição, onde também é vinculado ao Centro de Estudos Portugueses (CEP-UFPR) e um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Diálogos com a Literatura Portuguesa”. É Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor em Literatura Portuguesa pelas Universidades de Coimbra, do Minho e de Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq, seus interesses de pesquisa centram-se nos seguintes temas: Eça de Queirós; José Saramago; Literatura Portuguesa do século XIX à Contemporaneidade e Literatura e Religião.

Marcelo Sandmann – é professor de literatura portuguesa na Universidade Federal do Paraná desde 1992, com atuação na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1989, onde defendeu, em 1992, dissertação de mestrado intitulada A poesia de José Paulo Paes. Em 2004, concluiu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Teoria e História Literária, com a tese Aquém-além-mar: presenças portuguesas em Machado de Assis. Em 2016, realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com pesquisa sobre a obra do poeta português João Luís Barreto Guimarães. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Presenças portuguesas em Manuel Bandeira”.

Patrícia da Silva Cardoso  – é Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas – Unicamp. Desde 1997 é professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Brasil. Nessa universidade coordena o Grupo de Pesquisa Diálogos com a literatura portuguesa e a Cátedra Camões José Saramago. Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa – ABRAPLIP no biênio 2016-2017. Em sua tese de doutoramento, Inês de Castro ou a morta luminosa, investigou as abordagens literárias do episódio inesiano, buscando com isso delinear um perfil do imaginário cultural português. Tem vários artigos publicados em periódicos e livros no Brasil e no exterior. Em seu campo de interesse incluem-se temas como modernidade/modernismo, identidade cultural, imaginário, e as relações entre literatura e cinema.

ISBN: 978-85-7591-863-0

Páginas: 376

Formato: 16 x 23

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2025

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