TRANSFORMAÇÕES DO ESTADO E INFLUÊNCIAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

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No atual contexto do capitalismo, marcado por intenso processo de globalização econômica e financeira, é possível perceber o Estado em processo de profundas transformações que atravessou o século XX. No contexto dessas modificações históricas, ocorreram alterações nas funções do Estado decorrentes da crise estrutural do capital com repercussão nas políticas educacionais, formuladas ou reformuladas pelos Estados. A proposta de organização dessa coletânea, como enuncia o título, é discutir essas transformações e suas influências nas políticas de educação brasileira, nos seus vários níveis e modalidades educacionais. Para tanto, o livro reúne capítulos de pesquisadores de diferentes instituições de educação superior do país que, a partir do seu lugar de pesquisa, buscam refletir e apresentar resultados de pesquisa sobre essa temática. A obra é de interesse amplo para diferentes públicos, mas especificamente atende às necessidades dos profissionais que atuam na formulação e implementação de políticas educacionais. É leitura para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, nas várias áreas do conhecimento.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Celeida Maria Costa de Souza e Silva – Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professora pesquisadora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em: História da Educação Brasileira, Políticas Públicas Educacionais e Legislação Brasileira. E-mail: celeidams@uol.com.br

Jefferson Carriello do Carmo – Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – UNISO. Licenciado em Pedagogia, nas Faculdades Integradas Dom Aguirre. Mestre e Doutor em Educação Aplicada às Ciências Sociais – Unicamp, Pós-Doutor em História Social do Trabalho – Departamento de História – Unicamp. Coord. Grupo de Estudos: Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. Editor da Quaestio: Revista de Estudos de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Profissional, Educação Técnica, Políticas educacionais, industrialização e trabalho, trabalho e educação, Ensino Médio Integrado, Antonio Gramsci. E-mail: jeffccprof@gmail.com; jefferson.carmo@prof.uniso.br

Regina Tereza Cestari de Oliveira – Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora (aposentada) da UFMS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado de Doutorado da UCDB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação (GEPPE) e Vice-presidente da ANPAE – Centro Oeste (Biênio 2015-2017). Pesquisadora produtividade CNPq. E-mail: reginacestari@ucdb.br

ISBN: 978-85-7591-449-6
Páginas: 276
Formato: 14 x 21
Acabamento: Brochura
Edição: 1ª
Idioma: Português
Ano: 2016

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