ALFABETIZAÇÃO E ENSINO – NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

[PRÉ-LANÇAMENTO]

Este livro tem como objetivo promover a reflexão acerca dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação, estudantes e pais nos últimos anos, incluindo a experiência do ensino remoto durante a pandemia. Diversas pesquisas foram realizadas em todo o Brasil a fim de entender como a alfabetização escolar estava se reconfigurando didática e pedagogicamente para ensinar a ler e a escrever nos domicílios no período pandêmico, ou seja, nos anos 2020 e 2021. Supomos que durante esse período o paradigma da alfabetização escolar passou por instabilidade que, inevitavelmente, a fez incorporar novas estratégias de inclusão, em especial, das crianças da rede pública. Essa mudança de estratégia a que chamamos de uma reconfiguração de paradigma, sem dúvida, nos desafia como pesquisadoras e pesquisadores a encontrar os efeitos na construção de novas perspectivas do ensino da alfabetização para a realidade brasileira para eventuais contextos de ensino remoto, mas também, para o futuro da educação presencial.

SOBRE OS ORGANIZADORES

Áurea da Silva Pereira – Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1996), Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008) e Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, no Departamento de Linguística, Literatura e Artes, Campus II.  Atua como professora do Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, na Linha 2: Letramentos, Identidades e Formação de Educadores. Tem experiência na área Educação, Letramentos e Formação docente com ênfase nos seguintes temas: letramentos em comunidades rurais; narrativas e memórias (auto)biográficas; alfabetização e letramentos nas escolas; memórias e envelhecimento. Líder do grupo de pesquisa GPLIN- Grupo de Pesquisa Letramentos, identidades e narrativas.

Cosme Batista dos Santos – Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no Programa de Pós-graduação em Critica Cultural (Pós-Crítica) e no Programa de Pós-graduação em Educação, cultura e territórios semiáridos (PPGESA). É autor do livro “Letramento e senso comum”, publicado pela Editora Mercado de Letras e organizador dos livros: “Critica Cultural e Educação Básica”, publicado pela Editora da UNESP e “As palavras e as culturas”, publicado pela Editora da UNEB. Publicou e orientou vários trabalhos sobre os estudos do letramento na formação do professor e, atualmente, desenvolve pesquisas em comunicação intercultural, com ênfase nas políticas de letramento para a escola e para a Universidade.

Maéve Melo dos Santos – Doutora do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na linha de pesquisa Letramento, Identidades e Formação de Educadores. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

ISBN 978-85-7591-696-4

Páginas: 372

Formato 14 x 21

Acabamento: Brochura

Edição: 1ª

Idioma: Português

Ano: 2024

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