É, atualmente, doutorando do Programa de Estudos Literários da Universidade de Vigo-Espanha - com intercâmbio com a Unioeste/Cascavel, desenvolvendo a pesquisa Idea Vilariño e Helena Kolody: cantos à vida - encontros poéticos na América Latina, na área da Literatura Comparada, sob a orientação da Professora Dra. Carmen Luna Sellés e da Professora. Drª. Terezinha da Conceição Costa-Hübes. É mestre em Teatro e Artes cênicas, área de Estudos Literários, pela Universidade de Vigo-Espanha; especialista em Arte e Educação, pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz; graduado em Música e em Artes Visuais pela Anhanguera/Cascavel, PR. É, também, graduado em Letras Português/Espanhol pela Unioeste/Cascavel, PR. Atuou como professor convidado do curso de LetrasPARFOR-Espanhol - Segunda Habilitação - da UniosteCascavel, PR, na área de Literaturas Hispânicas, Língua Espanhola e Prática de Estágio Supervisionado. É integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck, e colaborador do projeto de extensão “Literatório: A Literatura em prática nas escolas - segunda fase”, vinculado ao PELCA - Programa de Ensino de Literatura e Cultura/PROEX-Unioeste-Cascavel. É autor de vários artigos publicados em revistas e capítulos de livros nos quais destaca a poética da uruguaia Idea Vilariño e da brasileira Helena Kolodi. Entre seus trabalhos nessa área, destacam-se “Poesía y música en América Latina: consideraciones didácticas basadas en una canción de Idea Vilariño”, capítulo publicado na obra El universo Literario en la enseñanza de español como Lengua Extranjera en Brasil (in: Lopez, C. J.; Fleck, G. F.; Dorado Mendez, H. E.; Del Pozo Gonzalez, L. S. Porto Alegre: Evangraf, 2018. pp. 167-180), e o capítulo “Relaciones interdisciplinares en la enseñanza de Literatura/Lengua Española en el contexto latinoamericano: diálogos intertextuales”, da obra Parfor: una experiencia singular en la formación docente de lengua española y respectivas Literaturas (in: Fleck, G. F. (org.) Porto Alegre: Evangraf, 2016, pp. 17-45). |