A Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva vem responder a uma exigência dos tempos atuais marcados pelo exagero de informações veiculadas pela mídia, incluindo as científicas. Esse exagero se faz notar pelo crescimento desmedido de patologias, entre elas aquelas que afetam a linguagem (fala, leitura e escrita).
Propomos na Série apresentar o modo como a Neurolinguística Discursiva (abreviada como ND) tem se posicionado frente à avaliação e ao seguimento terapêutico/escolar de pessoas com ou sem patologias de linguagem. Para tanto, a ND se fundamenta em um conjunto de princípios teóricos e práticos, inspirados em vários autores que partilham de uma visão histórico-cultural de linguagem, de sujeito e de cérebro/mente para compreender a relação entre o normal e o patológico, entre a linguagem e outras funções psíquicas como atenção, percepção, memória, práxis/corpo, raciocínio intelectual. Sem essa compreensão corre-se o risco de se tomar como patológico o que não é ou de tornar mais patológico aquilo que é.
A Série Caminhos, com periodicidade anual, se organiza em torno de temas e/ou encontros com autores que contribuem para a reflexão teórica da ND e se destina a diferentes leitores: professores, fonoaudiólogos, linguistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, entre outros.
Trata-se, por fim, de uma proposta com o objetivo de enfrentar dispositivos (conforme Foucault 1971) da contemporaneidade que incidem sobre a vida das pessoas, por meio da criação de contradispositivos (conforme Agamben 2007) que sustentem o corpo a corpo que a ND vem exercendo frente a esse exagero.