Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Caminhos da Neurolinguística Discursiva - Teorização e Práticas com a Linguagem

(Organização: Fernanda Maria Pereira Freire, Mara Lúcia Fabricio de Andrade, Maria Irma Hadler Coudry e Michelli Alessandra Silva)

DE R$111,00 

• Fernanda Maria Pereira Freire
• Mara Lúcia Fabricio de Andrade
• Maria Irma Hadler Coudry
• Michelli Alessandra Silva

.

As relações linguagem/cérebro/mente/psiquismo são claramente complexas. Por isso, é muito fácil perder-se nesse emaranhado. O equívoco pode decorrer da adoção de uma concepção banal de língua, e, em consequência, das práticas linguísticas. Ou por qualificar de "doente" qualquer traço de comportamento linguístico que não esteja de acordo com uma representação estreita da língua (fala correta, escrita normativa, sem levar em conta contextos e relações culturais complexos). Acrescente-se a isso a diversidade humana e de teorias que tratam do "aparelho psíquico", ora menos, ora mais redutoras ou biologizantes, conforme a maneira de compreender o sujeito e o cérebro. O efeito podem ser avaliações equivocadas do estado mental dos sujeitos (alunos, lesados, idosos), com base em suas manifestações linguísticas, ou mesmo diagnósticos adequados, mas seguidos de indicações "terapêuticas" desprovidas de sentido.

Este livro apresenta algumas posições teóricas e, com destaque, um conjunto de análises de casos cujo efeito deveria ser a adoção de visões radicalmente diferentes das dominantes, sejam as do senso comum (mas alimentadas pela ciência!), sejam as adotadas por profissionais especializados que, no entanto, desconsideram/desconhecem diversos fatores relevantes desse complexo. O leitor verá que os "fatos" podem ser bem diferentes do que parecem. E que sujeitos considerados doentes são apenas sujeitos singulares, que não podem, por isso, ser condenados à marginalidade ou ao desespero, em nome da ciência. A grande lição deste livro é que nem todos precisam ser iguais. E que as diferenças, mesmo se, às vezes, são grandes, nunca devem, ser motivo para desistir. (Sírio Possenti)

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Fernanda Maria Pereira Freire, fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística (IEL/Unicamp). Pós-doutorado em Interfaces computacionais e Linguagem no Instituto de Computação (IC/Unicamp). Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/Unicamp) e professora colaboradora do Departamento de Linguística (IEL/Unicamp) desde 2008.

Mara Lúcia Fabricio de Andrade, graduada em Letras (Unesp), mestre Linguística e Língua Portuguesa (Unesp), doutora em Linguística (IEL/Unicamp). Atualmente desenvolve pós-doutorado em Neurolinguística no Departamento de Linguística do IEL.

Maria Irma Hadler Coudry, professora Livre-Docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, responsável pelo Centro de Convivência de Afásicos (CCA-Grupo II) e pelo Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), IEL/Unicamp. Pesquisadora do CNPq.

Michelli Alessandra Silva, linguista, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (FCM/Unicamp), doutoranda em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp).

 
 
Por: R$ 77,70
ISBN: 978-85-7591-162-4
Páginas: 400
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2011
 
 
Formas de Pagamento