Se partirmos do pressuposto de que os bebês e as crianças pequenas são capazes de estabelecer relações, interagindo com pessoas e objetos da cultura humana, aprendendo e desenvolvendo sua potencialidade física e motora, psíquica e afetiva, precisamos rever a nossa compreensão acerca da educação literária na infância, com vistas a repensarmos a oferta e a mediação de livros nesta idade, sem que nela esteja implicada a ideia de antecipação da escolarização.
É com esse intuito que organizamos a série “Literatura, Leitura e Educação Infantil” para que além de conhecermos os estudos e as pesquisas realizados sobre os bebês e os pequenos, possamos observar e perceber neles as capacidades que estão em processo de formação, como a linguagem, a percepção, a imaginação, a memória, a atenção, o pensamento, o autocontrole da conduta ou da vontade, fundamentais na constituição da capacidade e da atitude leitora.
Neste sentido, reunimos na série autores, colegas que na condição de pesquisadores e/ou educadores da infância, percebem as mudanças nas atitudes das crianças, que desde o nascimento estão em constante processo de aprendizado e, ao ter acesso a livros infantis e a textos literários, se transformam, criando atitudes e ações de crianças leitoras, mesmo que ainda sejam vistos como atos embrionários de ler.
No entanto, é preciso entender os bebês e as crianças pequenas, oferecendo-lhes materiais e modos diferenciados de leitura. Esperamos que esta série possa ajudar professores, educadores, pesquisadores e alunos dos cursos de Pedagogia, futuros docentes, a compreender a Literatura e a Leitura nas instituições da Educação Infantil.