Esta coleção trata de linguagem e ensino, de interação e práticas escolares. É resultado de um trabalho realmente cooperativo entre professores de diferentes níveis de ensino, especialmente daqueles ligados à pesquisa em Linguística Aplicada (na universidade) e o trabalho de ensino em aulas de Língua Portuguesa (na Educação Básica). Os resultados que apresenta nasceram de discussões que buscaram reunir o conhecimento acadêmico e a prática docente em torno da didatização de gêneros de texto, dentro do espírito de formação continuada e desenvolvimento de professores que realizamos com apoio da Capes/Inep, através do Programa Observatório da Educação (Edital 038/2010).
Pensamos em caminhos que permitissem ao professor transitar com mais segurança pelas veredas do ensino de Língua Portuguesa, construindo propostas de ensino e concebendo objetos de ensino que coloquem o trabalho com gêneros de texto junto a práticas sociais que ocorram dentro e fora da esfera da escola. Desse trabalho nasceu o conceito de Projeto Didático de Gênero - PDG, como proposta metodológica que pode orientar o professor na caminhada conjunta que realiza com seus alunos.
O primeiro capítulo do livro 1 da coleção começa como um conto infantil, com era uma vez, mas temos convicção de que, em se tratando de ensino, nunca se pode encerrar com um e viveram felizes para sempre. Queremos, isso sim, construir possibilidades de tornar o ensino de língua materna realmente significativo para o aluno e desafiador para o professor. Sigamos juntos esses caminhos!