Apresentamos aos leitores a Coleção Análise do Discurso e Ensino destinada a colocar em circulação o que se tem proposto por especialistas em relação à área na sua interface com o ensino de língua(gem), especialmente. Nesse sentido, a Coleção lançará seus títulos oferecendo o que se pensa discur-sivamente a respeito da produção escrita e da produção leitora, com base no vai-e-vem dos procedimentos teóricos e analíticos da Análise do Discurso (AD). O oferecimento desta proposta editorial cumpre o papel de colocar à disposição do ensino de linguagens um solo teórico que é interdisciplinar, desde o seu nascimento, não reduzido aos saberes gramaticais, mas atento ao funcionamento concomitante de opacidade e transparência da linguagem e ao surpreendente movimento dos sentidos. A Coleção visa a contribuir com professores em formação inicial e continuada, de modo a preencher as lacunas existentes frente aos desafios da leitura, da escrita e da pesquisa nos dias de hoje. Para isso, ela assume a posição de nomear a leitura como escrita que se lê e a escrita como leitura que se escreve, resultante predominantemente das tarefas de pensar, de interpretar, de compreender, de discordar e de produzir. Produção leitora e produção escrita são exigências de trabalhos que enlaçam o relacio-namento indispensável entre sujeito, texto e discurso. Espero que a leitura de cada texto receba a degustação satisfatória ao aprofundado e atualizado conheci-mento que ora se apresenta, motivando os profissio-nais em sala de aula, em orientação aos trabalhos escolares ou acadêmicos, em atividades cotidianas e diversas, assim como motivando esses profissionais a provocar sujeitos de leitura e de escrita em seus percursos histórico-culturais.
COORDENAÇÃO:
Lucas Nascimento