O conceito de insubordinação criativa se refere às ações de rupturas
assumidas diante às normas ou regras institucionais visando um melhor
atendimento às necessidades das pessoas às quais se prestam serviço. No
caso da educação são considerados subversivamente responsáveis os
gestores e professores que criam alternativas criativas para obterem
melhores resultados para o bem comum da comunidade escolar constituída
por seus colegas, alunos e pais como uma ação de oposição e, geralmente,
de desafio à autoridade estabelecida quando esta se contrapõe ao bem do
outro, mesmo que não intencional, por meio de determinações
incoerentes, excludentes e/ou discriminatórias. Insubordinação criativa é
ter consciência sobre quando, como e por que agir contra procedimentos
ou diretrizes estabelecidas. Ser subversivamente responsável requer
assumir-se como ser inconcluso que toma a curiosidade como alicerce da
produção de conhecimento e faz de seu inacabamento um permanente
movimento de busca. A coleção Insubordinação Criativa se constitui a
partir dessas ideias e os volumes são gerados a partir da produção de
professores e pesquisadores que socializam suas práticas de subversão
responsável decorrentes de seus fazeres profissionais.