Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Narrativas Sobre o Estágio da Licenciatura em Matemática - Perscrutações Sobre Si

 

• Marcos A. Gonçalves Júnior

COMPRE AQUI

O que querem? Claro que eu sabia que iriam fazer o estágio em minhas aulas. Mas por que ficam me olhando? Na certa queriam aprender algo sobre nossa profissão. Mas porque pensam que serei eu a ensinar? Talvez nem pensem isso, mas como sou eu o professor de matemática da turma que eles escolheram, se algo de bom puder ser aprendido ali, melhor. Sou apenas um exemplar de professor de matemática. Mas por que ficam aí parados, sentados ao fundo da sala? Talvez tivessem que anotar algo sobre minhas aulas. Mas até das aulas ruins? Ora, um exemplar de professor nem sempre é um professor exemplar. E pra quem dirão o que acontece aqui? Para os colegas de curso e o professor coordenador de estágio, durante as reuniões periódicas que nós, alunos da disciplina, fazemos com ele. Mas pra que anotam coisas sobre as minhas aulas para contar a outros? Quero dizer, com que propósito? Bom, discutir práticas pedagógicas em matemática, comparar com os outros exemplares trazidos pelos colegas, avaliar a aula, o papel do professor e dos alunos, os tipos de atividades. E por que não contam primeiro a mim o que anotaram aí? Afinal, sou o primeiro interessado. Por questões éticas, Professor, seu nome nem vai ser citado. Tudo bem, mas o que eu ganho com isso? Um certificado de que foi supervisor de nosso estágio e, melhor ainda, no segundo semestre vamos dar algumas aulas no seu lugar. Aulas? Para os meus alunos? É. E qual conteúdo? Gostaríamos de lecionar algo da Geometria Analítica. E de que jeito? Nós vamos aplicar algumas metodologias modernas e diferenciadas, a fim de que todos alunos aprendam com facilidade, aprendam mais e melhor matemática. Ah, é, é. E depois? Depois o senhor reassume a turma e continua o seu trabalho. E vocês? Nós escreveremos uma monografia sobre esse estágio, nosso Trabalho de Final de Curso. E os alunos? Quem? Os alunos da turma. É verdade, e eles, hein, que tem? Pois é, também não sei, nem sei por que perguntei deles. Os alunos ... ué, continuam aí, como você. E vocês continuam o curso, né, ou se formam? É, e seremos gratos por você nos ter recebido em sua aula. Gostaria de ler o trabalho de vocês. Claro, claro, enviaremos uma cópia a você, como presente. Obrigado. (professor Marquinhos)

SOBRE O AUTOR:

Marcos A. Gonçalves Júnior - Nasci e me criei em Bebedouro, interior de São Paulo. Era o Juninho, neto de vovô Lelo, grande contador de histórias e inspirador. Depois, nasci mais algumas vezes. Fui o Marcos, aluno da licenciatura em Matemática e o Professor Marquinhos, em escolas paranaenses, paulistas e goianas. Com isso, fui nascendo Professor-Pesquisador Marquinhos. Atualmente, leciono matemática na Educação Básica e atuo na formação de futuros professores de matemática, ao recebê-los como estagiários em minhas aulas, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia.  E, nessa cidade, nasci papai Marquinhos, de dois lindos filhos. O ensino e a aprendizagem da matemática e a formação de professores são meus temas de interesse atuais. Mas, na certa, ainda há outros por nascer.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-433-5
Páginas: 228
Formato: 12 x 22
Altura: 16 cm
Largura: 11 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2016
 
 
Formas de Pagamento