A Coleção Linguagem, Ensino e Formação coordenada por Eulália
Leurquin, tem como objetivo principal proporcionar um espaço de
interação entre o professor de línguas em formação e os autores com
trabalhos desenvolvidos no âmbito da Linguística Aplicada e da Didática
de Línguas. Em especial, ela tem os seguintes objetivos: contribuir para
esclarecer e fortalecer a discussão sobre questões relacionadas ao
espaço e aos efeitos da linguagem no desenvolvimento humano e
profissional; e divulgar resultados de pesquisas que discutem questões
sobre o agir professoral nas interações didáticas, os saberes
mobilizados em sala de aula, o objeto de ensino em contexto de ensino e
formação de professor e o espaço do gênero textual na discussão sobre o
ensino e aprendizagem. Essa coleção possui um formato especial quando,
ao final de cada capítulo, abre o espaço para a discussão sobre o tema
apresentado. Pelo seu formato, diretamente, ela estabelece diálogo com
as seguintes áreas: Educação, Linguística, Psicologia e Jornalismo. Por
assumir formato, ela contribui para a divulgação de saberes divulgados
em língua portuguesa.