COMPRE AQUI
Este primeiro volume da Coleção Insubordinação Criativa deixa bem clara a intenção das responsáveis pela coleção, que são as autoras deste volume, de oferecer aos professores de todos os níveis de educação, não só professores de matemática, uma provocação sobre sua prática docente. Fica evidente que obedecer ordens e seguir normas e instruções não é a resposta para o grande desafio que é preparar gerações para um futuro que desconhecemos. O futuro provoca em todos nós uma reflexão profunda e, muitas vezes, angustiante sobre como será o mundo, quando nossos alunos estiverem encarregados de conduzir todos os setores da sociedade. Eles deverão ter grande criatividade para propor soluções novas para problemas novos e para isso não podem ter sua criatividade inibida. A prática docente para auxiliar nessa formação de novas gerações deve ser desinibida e criativa, mesmo que isso exija insubordinação do docente. As autoras nos oferecem exemplos de como isso é possível neste instigante e excelente livro. (Ubiratan D'Ambrosio)
Num mundo em que tudo tende a se tornar opaco e contaminado pelas restrições - normas, exigências, legislações, poderes e instituições - que controlam o dia a dia, o insubordinado criativo deve sempre estar alerta, colocando sob suspeição até mesmo o caráter subversivo de suas insubordinações. Beatriz D'Ambrosio e Celi Espasandin Lopes, neste livro, insubordinam-se criativamente de vários modos. Trazendo a público as insubordinações diárias, até mesmo corriqueiras, de nove outras insubordinadas criativas - todas, como elas, educadoras matemáticas, essas autoras inauguram entre nós, pesquisadores brasileiros, este conceito de insubordinação criativa. (Antonio Vicente M. Garnica)
SOBRE AS AUTORAS:
Beatriz Silva D´Ambrosio - Professora Titular de Educação Matemática na Miami University de Ohio, nos Estados Unidos. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Currículo, Formação de Professores, Equidade e Diversidade no Ensino e Aprendizagem de Matemática.
Celi Espasandin Lopes - Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística.