COMPRE AQUI
Subversão responsável e formação de professores é uma obra constituída de textos nos quais os autores socializam suas produções com diversidade de ideias e conceitos que instigarão os leitores a estabelecer outras conexões e assumir atitudes responsavelmente subversivas em suas atividades profissionais, seja na docência, na gestão e/ou no desenvolvimento de pesquisas. Os capítulos evidenciam como os diálogos com o conceito de Insubordinação Criativa têm se ampliado de maneira significativa nas práticas docentes e na produção científica nas pesquisas brasileiras, ampliando as perspectivas de abordagem em várias linhas e temáticas educacionais.
Sobre as organizadoras
Celi Espasandin Lopes – Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-Doutorado em Educação Matemática na The University of Georgia e Professora Visitante na Miami University. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Católica Universidade de Campinas. Líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas em Educação Matemática e Estatística (Gepaeme). Pesquisadora nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática e Estatística.
E-mail: celi.espasandin.lopes@gmail.com.
Regina Célia Grando – Licenciada em Matemática pela Unicamp (1990), professora de Matemática da Educação Básica por 11 anos. Mestre (1995) e Doutora (2000) em Educação pela Unicamp e Pós-Doutora em Educação Matemática (2017) pela Unesp. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, bem como supervisionando estudantes em Pós-Doutorado. Coordena a Câmara de Pesquisa do Centro de Educação (UFSC) e desenvolve pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática, Desenvolvimento profissional docente, Educação Matemática e Infância, jogo, resolução de problemas e insubordinações criativas em Educação Matemática. É líder dos grupos de pesquisas GEPPROFEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e ICEM (Insubordinações criativas em Educação Matemática). E-mail: regrando@yahoo.com.br
Participam da coletânea
Adair Mendes Nacarato
Alexsandro Coelho Alencar
Antonio Vicente Marafioti Garnica
António Machiavelo
Carlos Augusto Aguilar Junior
Cecília Costa
Daniella Assemany
Ellen de Cássia Pinto
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
Filipe Santos Fernandes
Maria Isabel Ramalho Ortigão
Reginaldo Fernando Carneiro
Roger Miarka
Ubiratan D’Ambrosio (in memoriam)
Victor Giraldo
Washington Santos dos Reis