COMPRE AQUI
Devemos aproximar livros infantis de crianças bem pequenininhas? Podemos provocar ações de leitura nos bebês? Sim, sim se entendermos os espaços da educação infantil como um ambiente que pode e deve impulsionar a humanização através da educação literária. Assim, nessa obra o leitor conhecerá um pouco mais sobre livros infantis, imagens e práticas de leitura para a primeiríssima e a primeira infância.
SOBRE AS ORGANIZADORAS:
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto - Livre-docente em Leitura e Escrita pela Unesp (2016). Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo (2015). Doutora em Educação pela Unesp (1999). Mestre em Educação pela UFSCar (1995). Pedagoga pela Unesp (1992). Desde 2000 é professora na FFC - Unesp, Marília, junto ao Departamento de Didática, e do Programa de Pós-Graduação em Educação, liderando linha de pesquisa do grupo PROLEAO “Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação”.
Renata Junqueira de Souza - Livre-docente em Metodologia, Conteúdos e Práticas em Língua Portuguesa (2012). Pós-doutorado em Literatura e Ensino na British Columbia University (2001) e Ohio State University (2001, 2005, 2012). Graduada em Letras pela Unesp (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Unesp (2000). É professora da FCT - Unesp - Presidente Prudente desde 1994, junto ao departamento de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” - CELLIJ. Atualmente é professora visitante da Universidade do Minho, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2015.
SOBRE OS AUTORES:
Ana Laura Ribeiro da Silva - Pedagoga formada pela Unesp (1999), Mestre em Educação (2004) e Doutoranda em Educação pela mesma Universidade. Experiência na área de Educação como professora da Educação Básica e na formação de professores atuando nas áreas de Metodologia e Prática da Alfabetização e da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil.
Aletéia Eleutério Alves Chevbotar - Graduada em Pedagogia pela Unesp (2005), mestrado em Educação, com ênfase em Psicanálise e Literatura Infantil, pela Unesp (2010). Atualmente cursa doutorado em Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, pela UNICAMP. Atua como docente de Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, literatura infantil, narrativas infantis.
Aline Escobar Magalhães Ribeiro - Graduada em Pedagogia pela Unesp (2003) e mestrado em Educação pela mesma Universidade (2009). Atualmente é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Unesp/Campus de Marília e bolsista Capes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa: Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural e Processos de Leitura e de escrita: apropriação e objetivação na UNESP, campus de Marília.
Amanda Valiengo - Graduada em Pedagogia pela Unesp (2005). Concluiu Mestrado em Educação (2008) e Doutorado em Educação, com estágio em Portugal (2012) pela mesma Universidade. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri dos cursos de Pedagogia e Humanidades. É pesquisadora na área de Educação Infantil e leitura para a infância. Participa do grupo NELAS. Compartilha a coordenação do subprojeto PIBID Interdisciplinar Ler e Ser, envolvendo três áreas de conhecimento: Educação Física, Letras e Pedagogia.
Ana Paula Paiva - Doutora em Educação (2013) e Mestrado em Comunicação Social (2002) pela UFMG. Graduação em Comunicação Social pela UFRJ (1998). Atualmente, atua no PNBE como avaliadora e trabalha com mediação de leitura, consultoria editorial-literária e aperfeiçoamento de professores. Temas principais de trabalho: pareceres editoriais especializados em literatura e educação infantil, livro na pré-escola, livro-brinquedo, dinamização de acervos em bibliotecas escolares, produção gráfica, composição literária criativa para crianças de 0-3 anos, jogos lúdicos em criação editorial e mediação literária.
Berta Lúcia Tagliari Feba - Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora da Faculdade de Presidente Prudente e professora de Educação Básica II. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Literatura, Literatura Infantil e Juvenil, Formação do Leitor, Leitura e Produção de Textos, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado.
Elieuza Aparecida de Lima - Graduada em Pedagogia pela Unesp (1996). Concluiu Mestrado em Educação (2001) e Doutorado em Educação (2005) pela mesma Universidade. Atualmente, é docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp/Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Formação e Atuação de Professore(a)s, e Didática. É membro dos Grupos de Pesquisa: “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico Cultural”; e “GP FORME: Formação do Educador”; cadastrados junto ao CNPq.
Fabiane Verardi Burlamaque - Possui graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é docente da Universidade de Passo Fundo e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Compartilha a coordenação do Programa de Cooperação Acadêmica (2014-2018). Integra o Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.
Flávia Brocchetto Ramos - Doutora e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras pela UCS. Realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na FaE/UFMG. Atualmente, é docente na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura infantil. Líder do Grupo Linguagem e Educação. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC e membro da Comissão Técnica para o Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2015.
Greice Ferreira da Silva - Graduada em Pedagogia Unesp (1993). Possui especialização em Psicopedagogia e Magistério Superior pelo IBPEX, mestrado em Educação pela Unesp (2009) e doutorado em Educação nessa instituição (2013). Partilha a coordenação do Grupo de Estudos Educação da Infância: Teoria e Práticas (GEINTEPRA) e membro do Grupo de Pesquisa Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação (PROLEAO). Atualmente é Professora Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Lilian Lopes Martins da Silva - Possui graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor aposentado, ref. MS 5.1; colaborador-voluntário da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, leitura, biblioteca, formação de professores, ensino.
Norma Sandra de Almeida Ferreira - Livre-docente na área Conhecimento e linguagem (2014). Possui pós-doutorado pela Universidade de Algarve-Portugal (2008), doutorado em Educação (1999), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1994), graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (1989), graduação em Letras pela Unesp (1972). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Campinas, MS5. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: leitura, escrita, literatura infantil e alfabetização.
Silvana Paulina de Souza - Graduada em Educação Artística pela UNIMAR (1991), graduada em Pedagogia pela Unesp (1994), Mestrado e doutorado em Educação pela Unesp (2009). Atualmente, é professora efetiva do Estado São Paulo, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Piraju e professor titular de cargo da Secretaria da Educação do município de Marília. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria histórico-cultural, educação, ensino - aprendizagem, leitura e escrita, prática pedagógica e projetos pedagógicos.
Suely Amaral Mello - Graduada em Letras Modernas pela Unesp (1975), mestrado em Educação pela UFScar (1981) e doutorado em Educação pela UFScar (1996). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp-campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. É vice-líder do grupo de pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural; e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.
Tania Mariza Kuchenbecker Rösing - Possui graduação em Letras (1969) e Pedagogia (1977) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado (1987) e doutorado (1994) em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-doutorado pela Universidade de Extremadura/Espanha - Facultad de Biblioteconomia y Documentación. É pesquisadora da Universidade de Passo Fundo - Programa de Pós-graduação em Letras. Atualmente, coordena o Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura.
Thiago Alves Valente - graduado em Letras pela Unesp (2001); mestrado em Letras pela Unesp (2004); doutorado em Letras pela Unesp (2009); e Pós-graduação na área de Literatura e vida social. Atualmente, é professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, desenvolvendo atividades de pesquisa com iniciação científica de graduandos e especialistas e participando do grupo de pesquisa Crítica e Recepção Literária (CRELIT). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Infantil/Juvenil Brasileira, Teoria Literária e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.