É doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (2007); mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (2001); graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1996). É professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área de Letras, com ênfase em literatura e outras linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura e cinema, ensino de literatura, leitura e letramento literário, interação verbal, línguas estrangeiras modernas. Atua na Pós-Graduação do Profletras, Mestrado profissional em Letras, ministrando a disciplina “Leitura do texto literário”. Participa do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história de história e ficção - vias para a descolonização” e desenvolve o projeto de Pós-doutorado “La dame aux camélias - romance, drama, ópera, filme, cordel: releituras comparadas do perfil de uma cortesã” na Unioeste/Cascavel, sob tutoria do Professor Gilmei Francisco Fleck. São destaques em sua produção: o capítulo “Práticas de leitura e letramento literário em aulas do PROFLETRAS”, do livro Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. (Magalhaes, T. et al. (org.) Campinas: Pontes, 2017, pp. 173-192); o livro A narrativa literária francesa como suporte para o letramento do leitor - aprendiz de FLE. Maringá, Eduem, 2015; os artigos em periódicos: “O meu pé de laranja lima: uma abordagem metodológica comparativa de romance e filme”, Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 7, pp. 22-41, jul./ dez. 2015 DOI:10.12957/pr.2015.19304; “Oiá e o búfalo interior de Kiusam de Oliveira: promovendo a leitura e letramento literário”, Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 09, Setembro/2017 UERN, Mossoró, RN, DOI: 10.21920/recei7201739411425 http://dx.doi.org/10.21920/recei7201739411425; “Proposta de letramento literário para alunos assentados da EJA”, Rev. Educ., Cult. Soc., Sinop/MT/Brasil, v. 8, n. 1, pp. 327-340, jan./jun. 2018.; “Reconstruções de sentido em Le Petit Nicolas: do livro - através do cinema - à sala de aula de FLE”, Revista Trama - ISSN 1981 4674, Vol. 13 - N. 29 - 2017, pp. 4-23; Literatura de cordel e letramento literário: uma sequência básica de leitura para “O Romance do Pavão Misterioso”, Letras & Letras, Uberlândia, vol 32, 4, jul/dez 2016, ISSN 1980-5799, DOI: 10.14393/LL63-v32n4a2016-7, pp. 138-163; “Literatura e memória: uma proposta de letramento literário para o conto popular no Ensino Fundamental”, R. Letras, Curitiba, v. 19, n. 26, pp. 86-105, set. 2017. |