É professor catedrático de História da Educação da Universidade de Valladolid; fundador-diretor do Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE), com sede em Berlanga de Duero, Espanha; membro da Société Européenne de Culture (Veneza). É doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa e pelo Colégio de Doutores de Salamanca, tendo sido laureado com o Prêmio Nacional M. B. Cossío (2017). Foi catedrático da Universidade de Salamanca, onde fundou a Revista Interuniversitaria de Historia de la Educación; presidente da Sociedad Española de Historia de la Educación e membro do comitê executivo da ISCHE. Foi professor visitante das universidades italianas de Macerata, Ferrara e Bolonha; consultor da Unesco em Educação Superior / Países Mediterrâneos (1984-87). Entre suas publicações destacam-se: Leer y escribir en España. Doscientos años de escolarización (1992), Historia ilustrada del libro escolar en España (2 volumes, 1997-1998), Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos (2000), El pensil de las niñas (2001), La educación en la España contemporánea (2002), Historia ilustrada de la escuela (2006), La España cubista. Visiones desde la escuela (2015), La cultura empírica della scuola (2016), publicada em português pela Alínea, sob o título A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia (2017) e Educazione ed emozioni. Un nuovo approccio formativo (2017). Atualmente se dedica ao estudo de diversas temáticas relacionadas com o campo da cultura escolar e o patrimônio histórico educativo. |