Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Professor - Formador

Histórias Contadas e Cotidiano Vividos Adriana Alves Fernandes Vicentini, Maria Natalina de Oliveira Farias, Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, Guilherme do Val Toledo Prado (orgs.)

 

• Adriana Alves Fernandes Vicentini
• Ana M. F. de Aragão Sadalla
• Guilherme do Val Toledo Prado
• Maria Natalina de Oliveira Farias

 

O livro é um especial (e caloroso) lugar de encontro. Pelas mãos dos seus organizadores, somos todos, autores e leitores, convocados para este cerimonial de entendimento, fazendo-o, tal como o título sugere, através da experiência múltipla, diversa e contextualizada, mediada pela palavra, pela narrativa e pela coragem de se dizer na primeira pessoa, usada ora no modo singular e diferenciador, ora no modo plural e congregador. Em todos os casos, porém, é sempre da experiência, no sentido Larrossiano, que se trata. Ou seja, é sempre daquilo que intrinsecamente nos toca, nos sensibiliza e nos desafia, para além de nós mesmos, na senda da alteridade e dos fascínios que ela guarda e que, apenas na partilha, se desvela.
É disto que o livro nos fala: da ética das relações, do compromisso com a inovação e com o desenvolvimento, do denodado esforço de conciliação de perspectivas e de sonhos que, em cada lugar, e de um modo sempre único, mas intencional e deliberado, possam restituir sentido e dignidade ao presente de cada passado e ao presente de cada futuro, para retomarmos uma idéia de tempo cara a Santo Agostinho. Esse percurso e essa fala múltipla, desenhada e recontada pelos autores, aparece ao leitor como um grande rio que, capítulo a capítulo, vai engrossando a sua corrente, à medida que, nele, desagua cada afluente com sua mais-valia traduzida num acréscimo de visão, que a sua especificidade lhe confere.

TEMAS ABORDADOS NA OBRA:

PREFÁCIO (Como rios que (con)fluem)
Idália Sá-Chaves

NOTAS INICIAIS... CIRCULAÇÕES DE SENTIDOS

PARTE I: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-FORMADOR

QUEM FORMA QUEM, AFINAL?
Rosaura Soligo
Guilherme do Val Toledo Prado

VIAJANTES DESTEMIDOS SEM MAPAS PRECISOS:PROFESSORES-FORMADORES
Vera Lucia Sabongi De Rossi

COM QUEM TRABALHAM OS PROFESSORES-FORMADORES? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA PRÁTICA FORMATIVA
Ângela Soligo
Luciane Grandin
Ronaldo Alexandrino


PARTE II: O QUE FAZ E O QUE DIZ O PROFESSOR-FORMADOR

NARRAÇÕES DE LUGARES EM CONSTRUÇÃO: A EMERGÊNCIA, OS DRAMAS E OS SENTIDOS DE TRABALHO DO PROFESSOR-FORMADOR
Adriana Alves Fernandes Vicentini
Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla

NO CENTRO DE FORMAÇÃO: PROFESSORA-FORMADORA, EM FORMAÇÃO OU BABEL: COMUNIDADE PLURAL POSSIBILITANDO FORMAÇÃO SINGULAR
Inês Henrique dos Santos

A FORMAÇÃO DE LEITORES EM GRUPOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Elisabete Carvalho de Melo

PRÁTICAS DE CO-ORDENAÇÃO E CO-FORMAÇÃO NAS ESCOLAS: ENCONTROS ENTRE COORDENADORES E PROFESSORES
Renata C. O. Barrichelo Cunha
Guilherme do Val Toledo Prado

PROJETO “FORMAÇÃO CENTRADA NA ESCOLA”: AÇÃO COLABORATIVA E COMPARTILHADA DE FORMAÇÃO DOCENTE
Maria Natalina de Oliveira Farias
Juliana Cristina Chaves Buldrin
Lia Carolina Barbosa de Menezes
Guilherme do Val Toledo Prado

CORPO-A-CORPO COM A ESCOLA
Carla Clauber da Silva Ropelato

PARTICIPAM DESTA COLETÂNEA:

Adriana Alves Fernandes Vicentini – Doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Ângela Soligo – Doutora em Psicologia, pelo Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação – Unicamp.

Carla Clauber da Silva Ropelato – Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação pela Univalli, Itajaí.

Elisabete Carvalho de Melo – Doutoranda em Educação Escolar na Unesp de Araraquara.

Guilherme do Val Toledo Prado – Pedagogo. Mestre em Educação e Doutor em Lingüística Aplicada, ambos na Unicamp.

Inês Henrique dos Santos – Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Juliana Cristina Chaves Buldrin – Professora da rede pública municipal de Hortolândia. Pedagoga pelo Instituto Adventista de São Paulo.

Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes – Pedagoga pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Luciane Grandin – Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Maria Natalina de Oliveira Farias – Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Renata C. O. Barrichelo Cunha – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Ronaldo Alexandrino – Mestrando em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Rosaura Soligo – Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Vera Lucia Sabongi De Rossi – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-095-5
Páginas: 168
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento