Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Diante das Letras

A Escrita na Alfabetização Gladis Massine Cagliari, Luiz Carlos Cagliari

 

• Gladis Massini-Cagliari
• Luiz Carlos Cagliari

 

Este livro reúne alguns artigos voltados para questões básicas relacionadas com os sistemas de escrita no processo de alfabetização. Apresenta uma breve história das letras, dos números e dos sinais de pontuação. Mostra quando um desenho se torna uma forma de escrita, deixando de representar o mundo, para representar palavras da linguagem oral. Os fundamentos dos sistemas de escrita ideográfico e fonográfico são apresentados e ilustrados. Embora o alfabeto seja o sistema de escrita que mais usamos, no nosso mundo de escrita, utilizamos também muitas formas de escrita ideográfica, como os números, os sinais de trânsito, os ícones comunicativos, etc. A complexidade do mundo da escrita é, ainda, explicada pelo uso de inúmeros estilos de letras, o que torna a categorização gráfica dos caracteres muito complicada para o aprendiz, na alfabetização.
Destina-se a professores alfabetizadores, a alunos de escolas de formação, a alunos de cursos de Letras e de Pedagogia, e a todos os interessados nos estudos dos Sistemas de escrita.

SUMÁRIO

Quando desenho é escrita?
Escrita ideográfica & escrita fonográfica
O que é uma letra? Reflexões a respeito de aspectos gráficos e funcionais
A categorização gráfica na história do alfabeto
Aquisição da escrita: Questões de categorização gráfica
A ortografia na escola e na vida
Sob o signo da ortografia
Decifração da escrita: Um pré-requisito ou uma primeira leitura?
“Erros” de ortografia na alfabetização
O que é preciso saber para ler
Breve história das letras e dos números
Os estilos de letras
Breve história dos sinais de pontuação
A escrita no século XXI ou, talvez, além disso
A mediação do professor na alfabetização


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-85725-47-8
Páginas: 240
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento