Em face do crescimento e fortalecimento do mundo eletrônico, têm sido inúmeras e diversificadas as iniciativas e estratégias de ampliação do mercado para os impressos, sobretudo o livro. Há, ainda, um especial cuidado com o público jovem, escolar, leitores a conquistar... São seguidas as campanhas de estímulo à leitura e tentativas de definição de políticas públicas mais agressivas e efetivas nessa área. Tudo isso embalado por um discurso que enfatiza a importância da leitura: para a cidadania, a participação e inclusão social, a superação das desigualdades, a faculdade de imaginar, a existência, enfim.
Esses movimentos do mundo político, cultural, econômico e aquilo que provocam nos impressos destinados a alunos e professores constituem um território cada vez mais desafiador à compreensão dos educadores e pesquisadores. Por isso, ao lado das questões que permanentemente nos colocamos acerca das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, suas dificuldades, caminhos e formas neste mundo cada vez mais transformado, surgem outras, instigantes, que se voltam àquilo que nos é dado a ler, às formas de sua produção, circulação e recepção.
Focalizando essas questões, os seis artigos reunidos nesta coletânea procuram interrogar aspectos do mundo impresso, daquilo que é escrito para alunos e professores. Uma produção que se abastece e se apropria da crítica que dela fazemos, que coloca em circulação idéias e modos de significação da leitura, do ser leitor e do ser professor, que recorre à tradição para fazer-se “nova” aos olhos de leitores, também “novos”.
São esforços de leitura: de catálogos de livros infantis, livros didáticos e paradidáticos, capas de revistas, páginas eletrônicas...
São contribuições derivadas de pesquisas desenvolvidas na Iniciação Científica e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, todas elas realizadas sob a orientação da professora doutora Norma Sandra de Almeida Ferreira, inseridas numa frente de investigação do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE), que tem por objetivo a compreensão da leitura e de seus objetos no contexto das “intrincadas redes que envolvem o processo de produção, circulação, divulgação e recepção dessa produção impressa; as alterações sofridas pelos seus suportes e materiais e em suas relações com aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais”.
A publicação desta coletânea vem coroar o persistente e minucioso trabalho da organizadora sobre os materiais analisados, e também demonstra o seu empenho na formação de novos pesquisadores.
Sobre a organizadora
Norma Sandra de Almeida Ferreira, licenciada em Letras, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atuou durante vinte anos como professora de Língua Portuguesa em escolas da rede particular e estadual.
Atualmente, é pesquisadora do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) e professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Faculdade de Educação, Unicamp. É também membro da diretoria da Associação de Leitura do Brasil – ALB.
Participam da coletânea:
Yara Máximo de Sena
Íris Filomena Mendes de Oliveira
Fernanda Romanezi da Silveira
Maria das Dores Soares Maziero
Elizabete Amorim de Almeida Melo