Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola

(2ª Edição)

 Comprar pelo Um livro link na descrição

• Sírio Possenti

CLIQUE AQUI PARA COMPRA

Na primeira parte o autor apresenta argumentos que poderiam convencer o leitor de que é completamente desnecessário ensinar gramática na escola, se o objetivo for dominar a variedade padrão de uma língua e tornar os alunos hábeis leitores e autores pelo menos razoáveis. Na segunda parte apresenta vários conceitos de gramática, comenta alguns outros estreitamente relacionados com aquele e, em seguida, fornece, em grandes linhas, uma perspectiva de ensino de gramática.


Temas que compõem a obra:

APRESENTAÇÃO

PRIMEIRA PARTE

INTRODUÇÃO
O PAPEL DA ESCOLA É ENSINAR
LÍNGUA PADRÃO
DAMOS AULAS DE QUE A QUEM?
NÃO HÁ LÍNGUAS FÁCEIS OU DIFÍCEIS
TODOS OS QUE FALAM SABEM FALAR
NÃO EXISTEM LÍNGUAS UNIFORMES
NÃO EXISTEM LÍNGUAS IMUTÁVEIS
FALAMOS MAIS CORRETAMENTE DO QUE PENSAMOS
LÍNGUA NÃO SE ENSINA, APRENDE-SE
SABEMOS O QUE OS ALUNOS AINDA NÃO SABEM?
ENSINAR LÍNGUA OU ENSINAR GRAMÁTICA?

SEGUNDA PARTE

INTRODUÇÃO
CONCEITOS DE GRAMÁTICA
GRAMÁTICAS NORMATIVAS
GRAMÁTICAS DESCRITIVAS
GRAMÁTICAS INTERNALIZADAS
REGRAS
LÍNGUA
ERRO
ESBOÇO PRÁTICO

Sírio Possenti é professor do Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Publicou as seguintes obras: Discurso, estilo e subjetividade (São Paulo, Martins Fontes), A cor da língua e outras croniquinhas de lingüista (Campinas, Mercado de Letras), Os humores da língua (Campinas, Mercado de Letras), Mal comportadas línguas (Curitiba, Criar Edições). Organizou a coletânea Saudades da Língua -- a lingüística e os 25 anos do departamento de lingüística do Instituto de Estudos da linguagem da Unicamp em parceira de Eleonora Albano, Maria H. Coudry e Tania Alckmin (Mercado de Letras 2003) e vários artigos em revistas especializadas.
O autor estuda piadas há alguns anos, e considera que elas – ao lado de outros textos curtos – são uma espécie de laboratório no qual se podem testar teorias sobre a linguagem, com destaque para certas questões estruturais e de leitura, e sobre o sujeito, especialmente em relação a como os sujeitos humanos se caracterizam por serem capazes de certas manobras, apesar da pressão de numerosas instâncias para que se assujeitem cegamente a suas regras e restrições.


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-85725-24-9
Páginas: 96
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento