Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Formação de Educadores

Memórias, Patrimônio e Meio Ambiente Margareth Brandini Park (org.)

 

• Margareth Brandini Park

 

Os textos aqui organizados pretendem oferecer subsídios para uma discussão ambiental que supere as centradas nas sugestões dadas aos educadores para os trabalhos com reciclagem ou sucatas, resultantes do desvario consumista. Mais que produzir animais com embalagens descartáveis que poderiam servir para povoar desertos criados pela derrubada indiscriminada de árvores, pretende-se questionar, entre outros temas, o volume de lixo que produzimos.


Trabalhando com Memória, Cultura e Cotidiano, assumimos o Meio Ambiente, ou melhor dizendo, o Ambiente Inteiro, como patrimônio constituinte do processo pedagógico.
Alterar práticas dos habitantes da cidade é o objetivo, e tal qual o personagem Marcovaldo, de Italo Calvino, nos digladiamos entre os ideais perseguidos e a necessidade de dialogar com a coleta seletiva que começa a ser implantada na cidade, gerando renda para famílias. Coleta esta que tem sua gênese no processo educativo – gestada e nascida da sala de aula, através do trabalho conjunto dos educadores, educandos e da comunidade.
Através do trabalho educativo, do diálogo com as diversas realidades, talvez possamos chegar em um cotidiano que não mais comemore por tantas pessoas poderem viver de lixo. Onde o lixo seja menor e as pessoas... maiores em seus direitos.

SOBRE OS AUTORES

Margareth Brandini Park (org.) – Pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, coordenadora do projeto Jarinu tem Memória e subcoordenadora de educação do Instituto Superior de Educação do Estado da Bahia.

Ana Lúcia Guedes-Pinto – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp.

Dirce Pacheco e Zan – Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, membro do Projeto Jarinu tem Memória, professora licenciada da Unisal (Americana-SP).

Eduardo Conegundes – Músico, arte-educador, integrante do grupo de samba Cupinzeiro, em Campinas (SP).

José Arnaldo de Oliveira – Cientista social pela Universidade Estadual de Campinas, integrante dos debates da Agenda 21 Brasileira nas etapas estadual e nacional, consultor da campanha Amazônia na Rio + 10, da Rede GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) e assessor do Projeto “Jarinu tem Memória”.

Marcos Tognon – Professor da disciplina História da Arquitetura do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/Unicamp) e secretário da revista de História da Arte e Antropologia da Unicamp.
Maria de Lourdes Spazziani – Professora doutora dos programas de pós-graduação do Departamento de Ciências Florestais da Esalq-USP (Piracicaba-SP) e do Centro Educacional Moura Lacerda (Ribeirão Preto–SP).

Marli Marcondes – Conservadora e restauradora de fotografias do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp e professora de fotografia nos cursos de Publicidade, Propaganda e Marketing da Universidade Paulista (Unip) de Campinas.

Nilza Alves de Souza – Mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas e arte-educadora.

Olga Rodrigues de Moraes Von Simson – Diretora do Centro de Memória da Unicamp e professora doutora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Valéria Aroeira Garcia – Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, membro do Projeto “Jarinu tem Memória”.


SUMÁRIO


APRESENTAÇÃO
Lígia Lorencini Wild e José Arnaldo de Oliveira

CURRÍCULO POR PROJETOS: AVANÇOS E POSSIBILIDADES
Dirce Djanira Pacheco e Zan

TEMPOS DISSONANTES: FORMAÇÃO, COTIDIANO E AMBIENTE
Margareth Brandini Park

ALFABETIZAÇÃO, MEIO AMBIENTE E MEMÓRIA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Ana Lúcia Guedes-Pinto

AMBIENTE E COMUNIDADE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Maria de Lourdes Spazziani

MEMÓRIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL: SUPORTES DA SUSTENTABILIDADE
José Arnaldo de Oliveira

MEMÓRIA E IDENTIDADE SOCIOCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE PESQUISA, ÉTICA E COMPROMISSO
Olga Rodrigues de Moraes von Simson

DESCOBERTAS COTIDIANAS: VIVÊNCIAS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Eduardo Conegundes e Nilza A. Souza

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: DO HISTÓRICO AO TRABALHO LOCAL
Valéria Aroeira Garcia

IMAGENS COLETIVAS: FOTOGRAFIA E ARQUIVOS PÚBLICOS
Marli Marcondes

PATRIMÔNIO: ENTRE O PRESENTE E O PASSADO
Marcos Tognon

PEQUENO GUIA VOCABULAR

 


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-7591-007-8
Páginas: 208
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento