Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Tempo dos Ginásios

Ensino Secundário em Santa Catarina ( Final do Século XIX - Meados do século XX) Norberto Dallabrida e Celso João Carminati (orgs.)

 

• Celso João Carminati
• Norberto Dallabrida

A Publicação desta coletânea (em coedição com a Universidade do estado de Santa Catarina) sobre o ensino secundário catarinense, organizada por Norberto Dallabrida e Celso Carminati, da UDESC, é uma contribuição valiosa para a historiografia sobre as instituições escolares no país, pois possibilita que o público mais amplo tome conhecimento dos esforços investigativos e dos resultados do difícil exercício de formação de novos pesquisadores na área de História da Educação desenvolvidos nessa importante instituição de educação superior de Santa Catarina.
De fato, esta linha de pesquisa – história das instituições escolares – tem sido bastante desenvolvida na área de História da Educação, o que ocorre a partir das pesquisas em vários programas de pós-graduação em educação no Brasil e no exterior, em especial em Portugal.
O caráter monográfico dos trabalhos apresentados nos dez textos que integram a presente coletânea compreende o exame das particularidades de instituições escolares vinculadas a diferentes instâncias promotoras do ensino – Igreja, Estado e Sociedade Civil – que se dedicavam ao ensino secundário em Santa Catarina, apresentando um panorama da história deste ensino no Estado, do final do século XIX a meados do século XX. Leitura agradável, com textos bem redigidos e adequadamente ilustrados, é recomendável não só aos estudiosos da temática, mas a todos que se interessam pelas questões educacionais brasileiras. É um belo trabalho!


Temas que compõem a obra e seus autores:

PREFÁCIO (Angela Xavier de Brito e Régine Sirota)

ENSINO SECUNDÁRIO EM SANTA CATARINA: DA INSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA A ERA VARGAS (A GUISA DE INTRODUÇÃO) (Norberto Dallabrida e Celso João Canninati)

GINÁSIO LAGUNENSE: LAICIDADE E CO-EDUCAÇÃO (1932-1945) (Norberto Dallabrida e Fernando Leocino da Silva)

SÓLIDA INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO ESMERADA: AS ESTRATÉGIAS DISCIPLINARES NO COLÉGIO SANTO ANTÔNIO, BLUMENAU-SC (1932-1942) (Rogéria Rebello Diegoli)

PROJETANDO OS FUTUROS VARÕES: O GINÁSIO DIOCESANO E A REAFIRMAÇÃO DAS ELITES DA SERRA CATARINENSE (Fernando Leocino da Silva)

SOBRE MULHERES DISTINTAS E DISCIPLINADAS: PRÁTICAS ESCOLARES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO GINÁSIO FEMININO DO COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS (1935-1945) (Letícia Cortellazzi Garcia)

LABOR DE RESISTÊNCIA: TENSÕES NO INSTITUTO BOM JESUS EM TEMPOS DE NACIONALIZAÇÃO (Luana Bergmann Soares)

A CO-EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS CIDADES-IRMÃS: GINÁSIO BARÃO DE ANTONINA NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940 (Marcos R. Martins)

GYMNASIO “JOSÉ BRASILÍCIO” UMA ALTERNATIVA LAICA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (José E. B. Tapia e Celso João Canninati)

“BONS CRISTÃOS E VIRTUOSOS CIDADÃOS”: ESTRATÉGIAS DISCIPLINARES APLICADAS PELA CONGREGAÇÃO MARISTA NO GINASIO AURORA (1938-1945) (Ana Laura Tridapalli)

O GINASIO CATARINENSE E O FRACASSO DO ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO EM SANTA CATARINA (1892 -1906) (Rudinélio Renaldo de Assis e Camila Porto Fasolo)

O GINÁSIO DAS ELITES DIRIGENTES (Norberto Dallabrida)


Sobre os organizadores
NORBERTO DALLABRIDA – Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor nos programas de Pós-Graduação em Educação e em História da UDESC. Pesquisador do CNPq.
CELSO JOÃO CARMINATI – Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no programa de Pós-Graduação em Educação e Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da UDESC.


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-074-0
Páginas: 288
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento