A noção de Gramaticalização tem sido retomada nas últimas duas décadas permitindo grande renovação dos estudos lingüísticos. Essa renovada corrente de pesquisa alcançou o nosso país, onde um número crescente de pesquisadores propõe reflexões ou conduz suas pesquisas tomando por base esta noção. Alguns desses autores brasileiros estão agora reunidos neste livro, que se propõe não só a trazer ao leitor resultados de suas últimas pesquisas, bem como, evocando uma atitude responsiva, fomentar a pesquisa e as discussões na área.
Os textos que compõem este livro tomam por objeto de análise temas e fenômenos bastante variados, o que atesta a vitalidade da pesquisa feita no Brasil e também a grande aplicabilidade da noção de gramaticalização. Alguns dos trabalhos se ocupam, em detalhe, de fenômenos tais como os processos de gramaticalização do verbo jazer, do morfema, formador de advérbios, -mente, do verbo cópula ser, dos verbos começar/passar, continuar, acabar/terminar e deixar, das construções compostas de (PREP) + (DET) + N + (PREp2) + QUE, das formas negativas reduzidas Nu e n', da conjunção todavia, e das interjeições no! e nossa senhora!. Já outros textos dão mais destaque à discussão de pontos teóricos e metodológicos tais como a unidirecionalidade da gramaticalização, a interseção entre a gramaticalização e a Teoria da Variação e Mudança, a decategorização e persistência dos processos de gramaticalização e da relação entre estes e os processos de lexicalização.
O ponto em comum entre os vários trabalhos é, portanto, o interesse em desenvolver essa noção de forma a contribuir para aprofundar a fundamentação de um quadro teórico ou a criação de um programa de pesquisa baseado nesta noção que, até há pouco, tem sido tratada sob a perspectiva de um epifenômeno.
TEMAS QUE COMPÕEM A OBRA E SEUS AUTORES
Apresentação
Capítulo 1
JAZER: da mais intensa atividade à inércia total
Odete Pereira da Silva Menon
Capítulo 2
Reexame de um caso clássico à luz de novos dados: a gramaticalização e a reanálise de mente
Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen
Capítulo 3
O estatuto gramatical dos verbos relacionais
Sueli Maria Coelho
Lorenzo Teixeira Vitral
Capítulo 4
Uma gramaticalização em cadeia para indicação de aspectos?
Luiz Carlos Travaglia
Capítulo 5
Unidirecionadade na gramaticalização
Mário Eduardo Martelotta
Capítulo 6
Gramaticalização das construções<%-6> <%-8>(PREP1)+(DET)+N+(PREP2)+ QUE
Marli Hermenegilda Pereira
Maria Luiza Braga
Maria Conceição de Paiva
Capítulo 7
Inovação versus mudança: a interseção gramaticalização/ teoria da variação e mudança
Lorenzo Teixeira Vitral
Maria do Carmo Viegas
Alan Jardel de Oliveira
Capítulo 8
Formas reduzidas do item `Não' no Português Brasileiro
Lílian Teixeira de Sousa
Lorenzo Teixeira Vitral
Capítulo 9
Anyway, Tuttavia, Todavia: o mapeamento de uma mudança semântica
Ana Paula Antunes Rocha
Capítulo 10
A persistência e a decategorização nos processos de gramaticalização
Célia Regina dos Santos Lopes
Capítulo 11
Interjeições & gramaticalização: Nó! e Nossa Senhora
Jânia Martins Ramos
Capítulo 12
Expansão gramatical e expansão lexical: dois processos linguísticos paralelos
Sueli Maria Coelho
SOBRE OS AUTORES
Esta coletânea, que congrega trabalhos de autores brasileiros que se dedicam a investigar o fenômeno da gramaticalização em suas mais diversas perspectivas teóricas, tece também uma rede de pesquisa interinstitucional, já que reúne pesquisadores filiados a nove das principais universidades do país.
Alan Jardel de Oliveira é graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde concluiu o mestrado e está cursando o doutorado. Atualmente é professor assistente da Faculdade Pitágoras.
Ana Paula Antunes Rocha, professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, integra a diretoria científica do Projeto Atlas Linguístico do Brasil, sendo responsável pela regional Minas Gerais. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o curso de mestrado. É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Célia Regina dos Santos Lopes é professora de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se doutorou e atua como coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Participa do Projeto Integrado para uma História do Português Brasileiro, desde 1999 e, desde 2006, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Jânia Martins Ramos é professora associada II da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se graduou. É doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e coordenadora do Projeto Mineirês, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, e também do Núcleo de Pesquisa em Variação Linguística (NUPEVAR/UFMG), além de bolsista de produtividade 2 do CNPq.
Lílian Teixeira de Sousa é graduada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, cursa o doutorado na Universidade Estadual de Campinas.
Lorenzo Teixeira Vitral, um dos organizadores desta obra, graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É mestre em linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde hoje é professor associado II, e doutor em Linguística pela Université de Paris VIII. Membro do corpo editorial de renomados periódicos lingüísticos, é também bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq.
Luiz Carlos Travaglia, professor associado do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde se graduou, é mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Sua vasta produção científica e bibliográfica versa sobre aspectos de linguística teórica e aplicada.
Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1996, coordenando, atualmente, o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. É graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição onde também concluiu o mestrado. É doutora em Linguística Histórica pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível ID) centra seus projetos nas áreas de Linguística e de Filologia Românica.
Maria Conceição de Paiva é professora do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro integrante do grupo PEUL, desde 1980. É graduada em Letras pela Faculdade de São João Del Rei e pós-graduada em nível de mestrado e de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade 2 do CNPq atua principalmente na área de variação e mudança lingüística.
Maria do Carmo Viegas é doutora, mestre e especialista em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição onde atua como professora associada. Coordena o grupo de pesquisa VARFON-MINAS/CNPq e também a linha de pesquisa em Estudos da variação e mudança linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG.
Maria Luiza Braga possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Linguística pela University of Pennsylvania. Atualmente é professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de produtividade em pesquisa IC.
Mário Eduardo Toscano Martelotta é graduado em Português/Literatura pela Universidade Veiga de Almeida, mestre e doutor em lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição onde atualmente á professor Associado I. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2 –, dedicando-se à investigação dos seguintes temas: funcionalismo, mudança linguística, gramaticalização e ordenação vocabular.
Marli Hermenegilda Pereira é professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente na área de Linguística. Possui mestrado e doutorado na referida área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Odete Pereira da Silva Menon é graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná, instituição onde atua como professora sênior. Possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Linguistique Théorique Et Formelle pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot. Atualmente é coordenadora regional do Projeto VARSUL, membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL e do conselho editorial da revista Intercâmbio (PUC/SP).
Sueli Maria Coelho, uma das organizadoras desta coletânea, é licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas. Possui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do grupo de pesquisadores do NUPEVAR/UFMG e membro de conselhos editoriais de periódicos científicos.