Esta obra apresenta e discute conceitos básicos da tradição de pesquisa em Análise da Conversa Etnometodológica a partir de análises de interações em língua portuguesa. Resultado de trabalho de alguns pesquisadores brasileiros, o presente volume é composto por cinco capítulos, organizados a fim de evidenciar os fundamentos da área e algumas de suas noções basilares. Os conceitos privilegiados foram: pares adjacentes, preferência, seqüencialidade, a sistemática para tomada de turnos, a organização de reparo e as convenções de transcrição para a área.
Destina-se não somente ao público acadêmico de graduação e pós-graduação das áreas de Letras e Lingüística, mas também a profissionais e estudantes de outras áreas, tais como Educação, Sociologia, Antropologia e Comunicação, que se dedicam a refletir sobre o uso da linguagem na fala-em-interação social.
TEMAS ABORDADOS NA OBRA E SEUS AUTORES:
INTRODUÇÃO
PERSPECTIVA DA ANÁLISE DA CONVERSA ETNOMETODOLÓGICA SOBRE O USO DA LINGUAGEM EM INTERAÇÃO SOCIAL
Pedro M. Garcez
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: SEQÜENCIALIDADE, ADJACÊNCIA E PREFERÊNCIA
Letícia Ludwig Loder, Paola Guimaraens Salimen, Marden Müller
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DA TOMADA DE TURNOS NA FALA-EM-INTERAÇÃO
Ana Luiza Pires de Freitas, Zenir Flores Machado
NOÇÕES FUNDAMENTAIS: A ORGANIZAÇÃO DE REPARO
Letícia Ludwig Loder
O MODELO JEFFERSON DE TRANSCRIÇÃO: CONVENÇÕES E DEBATES
Letícia Ludwig Loder
SOBRE OS AUTORES:
ANA LUIZA PIRES DE FREITAS é mestre em Lingüística Aplicada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Trabalha com desenvolvimento de professores de inglês como LE, sendo coordenadora acadêmica de uma instituição de ensino na área. Suas principais áreas de interesse são modos de interação social e aprendizagem. Correntemente integra a APIRS – Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul como presidente.
PEDRO M. GARCEZ é Ph.D. em Educação, Cultura e Sociedade (Universidade da Pensilvânia, 1996). Professor de Lingüística Aplicada no Departamento de Lingüística/Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do CNPq.
MARDEN MÜLLER é estudante de graduação de Filosofia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e bolsista de iniciação científica no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS). Seus interesses incluem estudos sobre intersubjetividade, filosofia do tempo e a interface de estudos em antropologia social e cognição.
PAOLA GUIMARAENS SALIMEN é licenciada em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), professora de inglês como língua adicional e mestranda em Lingüística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve pesquisa acerca de pedidos e ofertas de ajuda e aprendizagem em sala de aula de língua inglesa de escola de línguas.
LETÍCIA LUDWIG LODER (org.) é bacharel em Letras e mestre em Lingüística Aplicada (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atualmente, atua como professora de Lingüística na Universidade Federal do Pampa, campus de Jaguarão. Suas áreas de interesse em ACE incluem estudos da fala-em-interação cotidiana e fundamentos da Etnometodologia.
NEIVA MARIA JUNG (org.) é doutora em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atualmente, atua na graduação em Letras na Universidade Estadual de Ponta Grossa e no Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Estadual de Maringá. Seus interesses em pesquisa centram-se em questões de fala-em-interação, construção de identidades sociais, letramento e multilingüismo.
ZENIR FLÔRES MACHADO é mestre em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).