Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham, assim, com a concepção de teoria --- "sempre local, relativa a um pequeno domínio" --- como um revezamento de uma prática a outra, e com a concepção de prática como um conjunto de revezamentos de uma teoria a outra. Isso significa que não há prática que não carregue em seu bojo concepções teóricas nem teoria que não passe por um processo de transformação no contato com a prática: em vez de teoria ou prática, preferimos falar de teoria e prática, como uma rede complexa, heterogênea e conflituosa.
Problematizando noções como modernidade, pós-modernidade, globalização, identidade, ciência e discurso de sala de aula (materna e estrangeira), a obra se insere em temas atuais, de ampla circulação, capazes de instigar profissionais da área da educação, lingüistas aplicados, professores de língua a re-significarem suas crenças e verdades --- para se re-significarem ---, no momento histórico privilegiado com o qual nos defrontamos e confrontamos, neste início de século, marcado pelo estilhaçamento de tudo e de todos, pela descrença no absoluto e imutável, pelo questionamento do centro em busca da valorização das margens.
Participam da coletânea:
Alastair Pennycook - University of Technology, Sydney, Austrália.
Amanda Eloina Scherer - Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Franche-Comté Besançon (França) e docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde participa do Grupo de Pesquisa CNPq - Discurso, história, gênero e identidade. Bolsista Capes Pós-Doutorado (BEX 728/99-3), na ocasião em que este texto foi redigido.
Nelson Bolognini Jr - Diretor da Escola de Idiomas Apel (Campinas).
Maria José Rodrigues Faria Coracini - Docente no Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística Aplicada da Unicamp e livre-docente em Lingüística Aplicada pela Unicamp. Lançou pela Mercado de Letras (2007) a obra "A celebração do outro – Arquivo, Memória e Identidade – Línguas (materna e estrangeira), plurilingüismo e tradução."
Ernesto Sérgio Bertoldo - Docente na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e doutor em Lingüística Aplicada pela Unicamp.
Márcia Aparecida Amador Mascia - Professora na Universidade São Francisco e doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp. Autora da obra "Investigações discursivas na Pós-Modernidade: uma análise das relações de poder-saber do discurso político educacional de língua estrangeira". Mercado de Letras, 2003.
Edmundo Narracci Gasparini – Mestre em Lingüística Aplicada pelo IEL/Unicamp e docente do centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES), em Belo Horizonte.
Elzira Yoko Uyeno - Doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp.
Martha Christina F. Zoni do Nascimento - Docente da Universidade Federal do Amapá (Macapá) e mestre em Lingüística Aplicada pela Unicamp.