Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
O Desejo da Teoria e a Contingência da Prática

Discursos sobre e na Sala de Aula: (Língua Materna e Língua Estrangeira) Maria José Coracini e Ernesto Sérgio Bertoldo (orgs.)

 

• Ernesto Sérgio Bertoldo
• Maria José Coracini

 

Este livro reúne textos que analisam discursos sobre e na sala de aula de língua materna e língua estrangeira, tratando de questões teóricas e práticas, na busca da desconstrução da dicotomia teoria/prática, das concepções facilmente apreendidas que caracterizam essa relação como "um processo de totalização em um sentido ou outro" (Deleuze) isto é, o desejo de uma em detrimento da outra. Trabalham, assim, com a concepção de teoria --- "sempre local, relativa a um pequeno domínio" --- como um revezamento de uma prática a outra, e com a concepção de prática como um conjunto de revezamentos de uma teoria a outra. Isso significa que não há prática que não carregue em seu bojo concepções teóricas nem teoria que não passe por um processo de transformação no contato com a prática: em vez de teoria ou prática, preferimos falar de teoria e prática, como uma rede complexa, heterogênea e conflituosa.

Problematizando noções como modernidade, pós-modernidade, globalização, identidade, ciência e discurso de sala de aula (materna e estrangeira), a obra se insere em temas atuais, de ampla circulação, capazes de instigar profissionais da área da educação, lingüistas aplicados, professores de língua a re-significarem suas crenças e verdades --- para se re-significarem ---, no momento histórico privilegiado com o qual nos defrontamos e confrontamos, neste início de século, marcado pelo estilhaçamento de tudo e de todos, pela descrença no absoluto e imutável, pelo questionamento do centro em busca da valorização das margens.

Participam da coletânea:
Alastair Pennycook - University of Technology, Sydney, Austrália.

Amanda Eloina Scherer - Doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Franche-Comté Besançon (França) e docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde participa do Grupo de Pesquisa CNPq - Discurso, história, gênero e identidade. Bolsista Capes Pós-Doutorado (BEX 728/99-3), na ocasião em que este texto foi redigido.

Nelson Bolognini Jr - Diretor da Escola de Idiomas Apel (Campinas).

Maria José Rodrigues Faria Coracini - Docente no Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística Aplicada da Unicamp e livre-docente em Lingüística Aplicada pela Unicamp. Lançou pela Mercado de Letras (2007) a obra "A celebração do outro – Arquivo, Memória e Identidade – Línguas (materna e estrangeira), plurilingüismo e tradução."

Ernesto Sérgio Bertoldo - Docente na Universidade Federal de Uberlândia (MG) e doutor em Lingüística Aplicada pela Unicamp.

Márcia Aparecida Amador Mascia - Professora na Universidade São Francisco e doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp. Autora da obra "Investigações discursivas na Pós-Modernidade: uma análise das relações de poder-saber do discurso político educacional de língua estrangeira". Mercado de Letras, 2003.

Edmundo Narracci Gasparini – Mestre em Lingüística Aplicada pelo IEL/Unicamp e docente do centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES), em Belo Horizonte.

Elzira Yoko Uyeno - Doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp.

Martha Christina F. Zoni do Nascimento - Docente da Universidade Federal do Amapá (Macapá) e mestre em Lingüística Aplicada pela Unicamp.


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-7591-009-4
Páginas: 234
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento