Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Pesquisa Sobre Vocabulário em Língua Estrangeira

Matilde V.R. Scaramucci e Sandra R.B. Gattolin (orgs.)

 

• Matilde V. R. Scaramucci
• Sandra R .B. Gattolin

 

Até alguns anos atrás, a literatura sobre aquisição de língua estrangeira defendia, fortemente, a hipótese de que a aquisição do vocabulário ocorria implicitamente, por meio da exposição do aprendiz a um contexto de insumo rico, assim como acontece em língua materna. Comparando-se a quantidade de insumo existente nesses dois contextos, no entanto, fica fácil perceber que, em situações de ensino-aprendizagem de língua estrangeira como a que se tem no Brasil, o insumo, em geral, é limitado a algumas aulas semanais e, está, portanto, longe de oferecer as condições consideradas “ideais” dos contextos de língua materna. Uma ênfase mais explícita no vocabulário em sala de aula viria complementar e enriquecer o conhecimento adquirido implicitamente, contribuindo para a aceleração desse processo de aquisição.
Como, durante muitos anos, os estudos sobre vocabulário foram escassos, percebe-se um relativo desconhecimento sobre a natureza e outros aspectos do vocabulário em língua estrangeira, dificultando a inserção de atividades a ele relacionadas no processo de ensinar e aprender línguas.
O objetivo deste livro é, portanto, apresentar a professores de língua estrangeira em geral e, especificamente, de língua inglesa, assim como a pesquisadores interessados em questões de ensino-aprendizagem, resultados de pesquisas sobre vocabulário conduzidas no Brasil nos últimos anos. Seu grande diferencial está no fato de aliar conhecimentos teóricos recentes sobre vocabulário às restrições do nosso contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, trazendo implicações importantes para a prática de sala de aula.


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Matilde V.R. Scaramucci e Sandra R.B. Gattolin

Capítulo 1
VISÕES SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DEVOCABULÁRIO EM AULAS DE ILE
Daniel Fernando Rodrigues

Capítulo 2
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUAESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA PÚBLICA
Sandra Regina Buttros Gattolin

Capítulo 3
A COMPETÊNCIA LEXICAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOSAPRENDENDO A LER EM INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Matilde V. Ricardi Scaramucci

Capítulo 4
NÍVEIS DE CONHECIMENTO LEXICAL RESULTANTESDA AQUISIÇÃO INCIDENTAL DE VOCABULÁRIO PORMEIO DA LEITURA EXTENSIVA
Jocelia Pizzamíglio Basso

Capítulo 5
O ENSINO E A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO EM LE NO BRASIL:ABORDAGEM DIRETA OU INDIRETA?
Marcelo Zilles

Capítulo 6
OS EFEITOS DA HIPERMÍDIA NO APRENDIZADOIMPLÍCITO DE VOCABULÁRIO EM LE
Patrícia Nora de Souza e Denise Bértoli Braga

Capítulo 7
TESTE DE VOCABULÁRIO SIM/NÃO DE PORTUGUÊSCOMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Marisa Kimie Morita e Paul Meara

__________________________
(capa: Vande Rotta Gomide)


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-069-6
Páginas: 192
Formato: 16 x 23 cm
Altura: 23 cm
Largura: 16 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento