Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Significados da Inovação no Ensino de Língua Portuguesa e na Formação de Professores

Inês Signorini (org.)

  

• Inês Signorini

 

Esse volume apresenta resultados de investigações recentes no campo aplicado dos estudos da linguagem sobre o impacto, nas escolas e nos cursos de formação de professores, das demandas de inovação no ensino de Língua Portuguesa, trazidas pela ciência lingüística e pelas reformas educacionais. São focalizados diferentes contextos de ensino fundamental e médio, e de formação regular e continuada de professores de duas regiões socioeconomicamente distintas do país. Os significados da inovação em cada contexto são identificados e discutidos sem que se obscureçam os conflitos e nem as mesclagens e compatibilizações locais entre diferentes tradições de estudo e ensino da língua, muitas vezes tidas como excludentes pela academia e pela mídia, como é o caso das tradições gramaticais e lingüísticas. As variações nos modos de compreender e implementar a inovação são, pois, relacionadas às dinâmicas institucionais e às necessidades dos agentes sociais, individuais e coletivos, de adaptarem e transformarem seus próprios contextos de atuação, associando a idéia de inovação à de mudança e, quase sempre, à de modernização, no sentido dado a esse termo pelos discursos oficiais. Todavia, conforme apontam as análises apresentadas, as demandas de mudança nem sempre são localmente controláveis e podem estar em relação de confronto com outras demandas no mesmo contexto, o que faz com que a inovação possa também estar associada a mecanismos de resistência à mudança, ou de resistência à mudança numa dada direção: inovar para não mudar, por exemplo. Todos os autores dos estudos apresentados têm experiência no ensino e na formação de professores de Língua Portuguesa.


Participam da coletânea:

Inês Signorini (org.) – Professora do Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada do IEL, Unicamp.
Ana Sílvia Moço Aparício – Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Clara Dornelles – Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada da Unicamp e pesquisadora do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (IPOL).
Clecio Bunzen – Doutorando em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-Unicamp).
Edilaine Buin – Doutora pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Americana (FAM) e do Ensino Fundamental II da Escola Comunitária de Campinas.
Edmilson Luiz Rafael – Professor do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba.
Maria Augusta G. de M. Reinaldo – Professora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba.
Maria Auxiliadora Bezerra – Professora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba.

(capa: Vande Rotta Gomide)


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-077-1
Páginas: 228
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento