Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Cidadania no Neoliberalismo - Da Experiência à Análise Crítica

(Organização: Lindomar Wessler Boneti e Maria de Lourdes P. Almeida)

 

• Lindomar Wessler Boneti
• Maria de Lourdes P. de Almeida

 

Nesta obra, trata-se de analisar a Educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social, uma tarefa nada fácil por envolver uma dimensão conceitual espinhosa, ainda não resolvida na academia, como é o caso do papel do Estado no Neoliberalismo, inclusão e exclusão social, educação inclusiva e cidadania etc. Nesta perspectiva, a partir de diferentes enfoques e/ou experiências, os textos se complementam e caminham numa única direção, a de se considerar que a partir do ideário neoliberal alia-se a premissa das liberdades individuais à diminuição das funções do Estado, deslocando-se o indivíduo como elemento social sob a proteção do Estado, acentuando nas capacidades individuais a responsabilidade pela construção do acesso aos bens e serviços socialmente construídos.
Trata, ainda, de uma temática das mais palpitantes nos dia de hoje na academia, a questão da educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social. Este é o fio condutor de análise que se apresenta ao leitor, apesar dos diferentes enfoques teóricos utilizados e das diferentes realidades analisadas. Tratar da educação enquanto uma política pública de construção da cidadania e inclusão social é uma tarefa nada fácil por envolver uma dimensão conceitual espinhosa, ainda não resolvida na academia, como é o caso da teoria de Estado (em especial o Neoliberalismo), inclusão e exclusão social, educação inclusiva e cidadania. Nesta perspectiva, a partir de diferentes enfoques e/ou experiências, os textos se complementam e caminham numa única direção, a de que no ideário neoliberal alia-se a premissa das liberdades individuais à diminuição das funções do Estado, deslocando-se o indivíduo como elemento social sob a proteção do Estado, acentuando nas capacidades individuais a responsabilidade pela construção do acesso aos bens e serviços socialmente construídos. Isto significa que o ser cidadão não mais significa ter direitos, mas possuir um conjunto de habilidades e/ou capital que o faz ser, nunca de responsabilidade do Estado, mas do indivíduo.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-101-5
Páginas: 232
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2010
 
 
Formas de Pagamento