Este livro trata de concepções, de formação, de histórias e políticas de pós-graduação e de avaliação, assim como de indicadores de produção, de consciência crítica, de valores e dos problemas e embates existentes no contexto da pós-graduação e da pesquisa, em razão das transformações recentes no campo da educação superior no cenário mundial. A formação de pesquisadores e de docentes deve processar-se de forma transparente e com critérios de qualidade compatíveis com as exigências estabelecidas pelo campo acadêmico.
Reúne estudos e pesquisas de intelectuais do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa que analisaram o tema da avaliação da pós-graduação, visando contribuir com o debate acerca de concepções, experiências, determinações e teorizações que estão se processando nas últimas décadas. A obra examina o sistema de avaliação da pós-graduação e da pesquisa, assim como as mudanças na produção docente, na proposta de formação e no desenvolvimento do campo educacional. Os artigos se dedicam, também, ao exame da política e da gestão da pós-graduação a partir dos vários ângulos pelos quais estes intelectuais vêem a construção do cenário político nacional com todos os movimentos, avanços e recuos.
A formação de pesquisadores e de docentes para o magistério superior, bem como para a cidadania e para o mundo do trabalho, necessita processar-se da forma mais transparente possível e com critérios de qualidade compatíveis com as exigências estabelecidas pelo campo acadêmico. A pós-graduação, tendo como finalidade a formação e o desenvolvimento da pesquisa, deve revestir-se de pertinência social e científica. Nesse contexto, a avaliação se configura como elemento de grande relevância para a estruturação de todo o sistema de pós-graduação. Nessa perspectiva, o presente livro reúne estudos e pesquisas de intelectuais do Brasil, de outros países da América Latina e da Europa que analisaram o tema da avaliação da pós-graduação, visando contribuir com o debate acerca de concepções, experiências, determinações e teorizações que estão se processando nas últimas décadas. Contribui, ainda, efetivamente para o debate acadêmico que vem ocorrendo no contexto global em razão da relevância da produção do conhecimento na sociedade contemporânea. Espera-se, no entanto, que sua contribuição maior resida na reflexão de pesquisadores, docentes e gestores da pós-graduação acerca do impacto da avaliação na formação, no trabalho docente, na gestão universitária e na reconfiguração do campo acadêmico.